OMS "profundamente preocupada" com surto de cólera em Angola

A Organização Mundial da Saúde está "profundamente preocupada" com o surto de cólera em Angola, onde se regista uma elevada taxa de mortalidade, disse hoje à Lusa o Diretor Regional daquela agência da ONU para as Emergências em África.

Notícia

© Lusa

Lusa
11/04/2025 17:37 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

cólera

"A Organização Mundial da Saúde está profundamente preocupada com o surto de cólera em Angola, com uma elevada taxa de mortalidade de 3,9%, o que indica graves atrasos na deteção, tratamento e acesso aos cuidados - especialmente em áreas vulneráveis", disse Abdou Salam Gueye.

 

O responsável acrescentou que o aumento da estação das chuvas faz com que Angola enfrente "o risco de transmissão" dos contágios, pelo que considera ser "necessária uma ação urgente e coordenada".

"Sob a liderança do Governo, a OMS e os parceiros estão a trabalhar para reduzir o número de mortes, melhorar a vigilância, alargar o acesso à água potável e ao saneamento, implementar a vacinação e envolver as comunidades", adiantou Abdou Salam Gueye.

"A cólera é evitável e tratável. É essencial uma forte colaboração para salvar vidas e travar a propagação com urgência", concluiu.

Segundo os dados estatísticos divulgados hoje pelas autoridades sanitárias angolanas, o país registou dez mortos e 197 casos de cólera, na quinta-feira, atingindo 448 óbitos e 11.737 infeções desde janeiro, quando foi declarado o surto.

Desde o início do surto de cólera, um total de 11.737 infeções foram reportadas, das quais 4.903 em Luanda, capital angolana e o epicentro da doença, que afeta 17 das 21 províncias do país.

Quanto aos óbitos, o ponto da situação sobre o surto de cólera feito pelo Ministério da Saúde indica que 448 pessoas morreram, sendo a taxa de letalidade de 3,8%, com Luanda a liderar os óbitos, registando 183 mortos, seguindo-se o Bengo (109), Cuanza Norte (52), Benguela (46), Icolo e Bengo (27), Malanje (14) e Cuanza Sul (10), com os maiores números.

Leia Também: Angola regista 17 mortos e 227 casos de cólera nas últimas 24 horas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas