Morreu um dos três adolescentes feridos no tiroteio desta manhã, na escola básica Viertola, em Vantaa, na Finlândia. A vítima tinha 12 anos e frequentava o sexto ano. Outros dois jovens, da mesma idade, ficaram feridos com gravidade e continuam internados no hospital, refere a BBC.
A morte foi confirmada num comunicado pela polícia da Finlândia. "Os familiares das vítimas foram informados do incidente", pode ler-se na nota.
O atirador, de 12 anos, fugiu mas foi depois detido pela polícia. As autoridades referem que a detenção "ocorreu de forma pacífica". A arma usada no crime foi apreendida pela polícia.
Desconhecem-se as motivações dos tiros disparados pelo jovem.
A BBC referiu que a polícia chegou à escola em nove minutos, depois de ter sido dado o alerta.
Os pais dos alunos mencionaram que o ataque ocorreu dentro de uma das salas de aula da escola, referem os meios de comunicação finlandeses.
Recorde-se que as autoridades pediram aos moradores da zona que não abram a porta de casa a pessoas estranhas e que se mantenham afastados da zona da escola.
O estabelecimento onde ocorreu o tiroteio é uma escola primária, frequentada diariamente por cerca de 800 alunos e onde trabalham 90 pessoas. A vice-diretora de educação e formação de Vantaa, Katri Kalske, informou que já foi convocado um gabinete de crise e explicou que qualquer atualização sobre o incidente é da responsabilidade da polícia, segundo noticiou o canal finlandês Yle.
[Notícia atualizada às 11h59]
Leia Também: Vários feridos em tiroteio em escola na Finlândia. Atirador tem 12 anos