O diretor da Agência Central de Inteligência (Central Intelligence Agency, CIA, na sigla em inglês) está a caminho de Doha, no Qatar, para uma reunião de "emergência" sobre a situação entre Israel e o Hamas.
De acordo com uma fonte que pediu anonimado, citada pela agência France-Presse (AFP), o responsável norte-americano vai encontrar-se com o primeiro-ministro do país para discutir o conflito.
“O diretor da CIA, Burns, está a caminho de Doha para uma reunião de emergência com o primeiro-ministro do Qatar, a fim de explorar as possibilidades de retomar as conversações”, depois de “não ter havido progressos” no Cairo, explicou a mesma fonte.
Juntamente com os Estados Unidos e o Egito, o Qatar tem estado envolvido nas conversações entre Telavive e o grupo islamita para o fim das hostilidades em Gaza.
A última ronda de negociações entre os responsáveis envolvidos no conflito terminou este domingo, com Israel a garantir que não aceitará nenhum acordo que exija o fim da guerra.
"Israel não pode aceitar", afirmou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu. "Não estamos preparados para aceitar uma situação em que os batalhões do Hamas saiam dos seus bunkers, assumam novamente o controlo de Gaza, reconstruam a sua infraestrutura militar e voltem a ameaçar os cidadãos de Israel nas comunidades vizinhas, nas cidades do sul, em todas as partes do país", referiu.
Já por outro lado, o Hamas, tinha dito no sábado que o fim do conflito era condição para um acordo com Israel. Um responsável do movimento islamita palestiniano Hamas detalhou que "em nenhuma circunstância aceitará um acordo que não preveja explicitamente o fim da guerra".
Leia Também: Hezbollah reivindica dez ataques contra o norte de Israel