Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Novo líder da NATO satisfeito por liderar "pedra angular" da segurança

O futuro secretário-geral da NATO, Mark Rutte, agradeceu hoje a confiança nele depositada com a nomeação confirmada pelos 32 países da organização, que considerou ser "a pedra angular" da segurança coletiva ocidental.

Novo líder da NATO satisfeito por liderar "pedra angular" da segurança
Notícias ao Minuto

10:59 - 26/06/24 por Lusa

Mundo NATO

Rutte, 57 anos, atual primeiro-ministro dos Países Baixos, vai suceder ao norueguês Jens Stoltenberg como secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês) em 01 de outubro.

A nomeação foi confirmada hoje no final de uma reunião do Conselho do Atlântico Norte, o principal órgão de decisão política da NATO.

"A Aliança é e continuará a ser a pedra angular da nossa segurança coletiva. Liderar esta organização é uma responsabilidade que não encaro de ânimo leve", disse Rutte nas redes sociais.

Rutte saudou também "a liderança extraordinária" de Stoltenberg nos 10 anos em que chefiou a NATO.

Stoltenberg, 65 anos, antigo primeiro-ministro da Noruega, é secretário-geral da NATO desde 01 de outubro de 2014.

Sob a sua liderança, a NATO ganhou quatro novos membros ao passar a integrar Montenegro (2017), Macedónia do Norte (2020), Finlândia (2023) e Suécia (2024).

Finlândia e Suécia aderiram à organização de defesa na sequência da guerra da Rússia contra a Ucrânia, iniciada com a invasão russa do país vizinho em fevereiro de 2022.

Portugal é um dos 12 países da Europa e da América do Norte que fundaram a NATO em 1949.

Leia Também: Mark Rutte vai assumir liderança da NATO. Que desafios enfrenta?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório