Meteorologia

  • 12 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 23º

Presidente do parlamento do Irão visita local de ataque em Beirute

O presidente do Parlamento iraniano denunciou este sábado crimes de Israel durante uma visita a um local atacado na quinta-feira pelos israelitas no centro de Beirute, no Libano, segundo um fotógrafo da agência de notícias AFP.

Presidente do parlamento do Irão visita local de ataque em Beirute
Notícias ao Minuto

12/10/24 13:58 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Mundo Líbano

"O selvagem regime sionista e o seu primeiro-ministro [Benjamin Netanyahu] (...) estão a cometer estes crimes", disse Mohammad-Bagher Ghalibaf à imprensa, perante os escombros.

 

"As organizações internacionais e o Conselho de Segurança da ONU têm capacidade [para travar Israel], mas infelizmente mantêm-se em silêncio", acrescentou o responsável iraniano que estava acompanhado por dois deputados do Hezbollah.

Segundo uma fonte próxima do Hezbollah, o ataque, que fez pelo menos 22 mortos, teve como alvo o chefe do setor de segurança do movimento xiita libanês, Wafic Safa, cujo destino é ainda desconhecido.

O ataque de quinta-feira foi o mais mortal no centro da capital libanesa desde o início da guerra aberta, em 23 de setembro, entre Israel e o Hezbollah.

Ghalibaf reuniu-se ainda com o primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati, de acordo com a assessoria de imprensa do líder libanês.

Durante a entrevista, o primeiro-ministro sublinhou que "a prioridade do governo é trabalhar para um cessar-fogo", segundo a mesma fonte.

Ghalibaf deverá também reunir-se com o seu homólogo libanês, Nabih Berri, que lidera o movimento xiita Amal, aliado do Hezbollah, antes de viajar para Genebra.

A visita do presidente do Parlamento a Beirute acontece após a viagem ao país do chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi, que aconteceu em 04 de outubro.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro libanês apelou à ONU para que adote uma resolução para um "cessar-fogo imediato" nos combates entre Israel e o Hezbollah.

Leia Também: Irão proíbe 'pagers' e 'walkie-talkies' nos aviões civis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório