"Acabei de falar com Recep Tayyip Erdogan [Presidente turco] sobre o ataque terrorista em Ancara. A minha mensagem foi clara: a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) está com a Turquia", disse Mark Rutte, na rede social X (antigo Twitter).
O secretário-geral da NATO acrescentou que "são preocupantes as notícias sobre mortos e feridos" em Ancara e que condenou em nome da Aliança Atlântica "o terrorismo em todas as suas formas".
"Estamos a monitorizar de perto estes acontecimentos", completou o antigo primeiro-ministro dos Países Baixos, que iniciou funções há menos de um mês.
O ataque ainda não foi atribuído ou reivindicado, mas a Turquia é alvo de atentados há vários anos perpetrados pelo Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização curda que é classificada como terrorista pela generalidade dos países da NATO.
O asilo dado pela Suécia a curdos que alegadamente pertenciam a esta organização foi um dos motivos de um diferendo entre Estocolmo e Ancara em 2023 que atrasou a entrada do país nórdico na NATO, com um bloqueio à adesão por parte da Turquia, mas que foi eventualmente ultrapassado.
O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, indicou que o "ataque terrorista" de hoje na sede das indústrias de defesa da Turquia, perto de Ancara, "provocou vários mortos e feridos", além de reféns.
"Um ataque terrorista foi realizado contra as instalações da TUSAS [Turkish Aerospace Industries Inc] em Ancara. Infelizmente, tivemos mártires e feridos neste ataque", disse o ministro na rede social X (antigo Twitter), adiantando que a explosão foi desencadeada por um "bombista suicida", embora haja indicações que o ataque está ainda em curso.
O termo "mártir" é geralmente usado para anunciar a morte de soldados.
Segundo o canal de televisão Habertürk, que dá conta da existência de reféns, mas sem mais pormenores, o ataque ainda estava em curso, cerca de hora e meia depois de uma explosão, por volta das 16:00 locais (14:00 em Lisboa).
A estação de rádio NTV também mencionou tiros após a explosão.
Leia Também: Pelo menos três mortos em "ataque terrorista" em empresa na Turquia