Exército do Mali anuncia 40 jihadistas mortos em três dias de operações

O exército maliano anunciou este domingo que pelo menos 40 jihadistas foram mortos nos últimos três dias de operações das forças de segurança na região de Ségou, no norte do Mali.

Notícia

© Sina Schuldt/picture alliance via Getty Images

Lusa
27/10/2024 16:49 ‧ 27/10/2024 por Lusa

Mundo

Mali

A primeira grande operação teve lugar na quinta-feira, 24 de outubro, em Ounguel, onde "pelo menos 30 terroristas foram mortos e as forças armadas apreenderam armas, munições e 24 motociclos", segundo um comunicado do Estado-Maior do exército maliano, citado pela agência de informação Europa press.

 

No dia seguinte, em Nampala, uma segunda operação eliminou uma dezena de pessoas, com a recuperação de vários materiais, incluindo carrinhas e motos.

"O Estado-Maior das Forças Armadas exprime a sua gratidão aos corajosos soldados pelo seu excecional profissionalismo e dedicação", acrescenta o mesmo comunicado do Estado-Maior do exército maliano.

O Mali é atualmente governado por uma junta militar instalada após golpes de Estado em agosto de 2020 e maio de 2021, ambos liderados por Assimi Goita, o atual presidente de transição, que tem vindo a aproximar-se da Rússia ao mesmo tempo que se distancia tanto de França, como dos governos ocidentais, incluindo a sua saída em janeiro - juntamente com o Burkina Faso e o Níger - das fileiras da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Leia Também: Jihadista próximo de atacantes do Charlie Hebdo contesta acusações de terrorismo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas