Trump responsabiliza democratas por "paralisação" do governo dos EUA

O Presidente eleito norte-americano, Donald Trump, responsabilizou hoje os democratas pela resolução duma possível paralisação parcial do Governo que poderá ocorrer à meia-noite.

Notícia

© Jabin Botsford/The Washington Post via Getty Images

Lusa
20/12/2024 16:01 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Donald Trump

"Se houver uma paralisação do governo, que comece agora, sob a administração Biden, e não depois de 20 de janeiro, sob Trump", disse Trump na rede social Truth Social.

 

O encerramento parcial das agências federais ocorrerá se a Câmara dos Representantes, de maioria republicana, e o Senado, sob controlo democrata, não conseguirem chegar a um acordo para expandir o financiamento antes da data limite.

Na terça-feira, a liderança de ambas as câmaras do Congresso tinha fechado um pacto bipartidário que prolongava os orçamentos até março, mas este foi chumbado na quarta-feira após a oposição de Trump a algumas resoluções, e não foi posto sequer à votação.

Os republicanos refizeram a proposta e apresentaram quinta-feira na Câmara de Representantes uma alternativa unilateral que incluía a suspensão do teto da dívida até 2027, mas a oposição democrata e 38 congressistas republicanos - entre os quais também houve nove que não votaram -- bloquearam o processo.

Se a Câmara de Representantes conseguir aprovar outro projeto ainda hoje, deverá continuar a sua tramitação no Senado, pelo que uma iniciativa que não seja bipartidária terá o seu sucesso dificultado.

Trump pediu hoje de manhã que o teto da dívida fosse prolongado até 2029, precisamente quando termina o seu segundo mandato, dizendo que este limite é "ridículo" e argumentando que, sem a prorrogação que propõe, não se deverá chegar a acordo na negociação.

Leia Também: Biden abandona propostas inacabadas para evitar que Trump as reformule

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas