"As minhas mais calorosas felicitações, Rosen Zhelyazkov, pela sua nomeação como primeiro-ministro da Bulgária. Desejo-lhe sucesso e aguardo com expectativa a possibilidade de trabalharmos juntos numa agenda pró-europeia forte em benefício de todos os búlgaros", escreveu António Costa na rede social X (antigo Twitter).
Também no X, a líder do executivo comunitário endereçou as suas "felicitações a Rosen Zhelyazkov", adiantando aguardar "com expectativa a oportunidade de trabalhar em prol de uma Bulgária próspera numa Europa forte e unida".
"Agradeço igualmente o seu apoio à nossa corajosa vizinha Ucrânia", concluiu Ursula von der Leyen.
O parlamento búlgaro aprovou hoje um novo Governo formado pelo partido conservador GERB, o partido socialista e o populista ITN, encerrando assim o impasse político em que o país vivia.
O novo Governo de coligação, liderado pelo conservador Rosen Zhelyazkov (GERB) e contando ainda com a formação da minoria turca, obteve o apoio de 125 deputados e a rejeição de 114 no Parlamento, que foi formado após as eleições de 27 de outubro.
Em três anos e meio foram realizadas sete eleições na Bulgária.
O novo chefe de Governo é próximo do antigo primeiro-ministro Boyko Borisov, que liderou a Bulgária durante quase uma década antes de ser afastado do poder nas urnas, após uma série de protestos massivos contra a corrupção no verão de 2020.
Desde então, o Parlamento fragmentou-se e os partidos não conseguiam chegar a um acordo de governação, levando o país à sua mais grave crise política desde o fim do comunismo.
Com exceção de dois governos de curta duração, houve uma série de executivos interinos nos últimos três anos.
Leia Também: Costa saúda cessar-fogo e pede "acesso imediato" da ajuda a Gaza