Moçambique destina 120 milhões para zonas afetadas por dois ciclones

O Governo moçambicano anunciou hoje a alocação de 120 milhões de euros para assistência e reabilitação de infraestruturas públicas destruídas na passagem dos ciclones Chido e Dikeledi, no norte do país.

Notícia

© Lusa

Lusa
04/02/2025 19:07 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Moçambique

"O Governo tem disponíveis mecanismos de financiamento para fazer face aos danos provocados, tendo analisado e aprovado nesta sessão o plano de resposta que ascende a oito mil milhões de meticais (cerca de 120 milhões de euros), o qual constituirá a base para intervenções de assistência e reabilitação de infraestruturas públicas destruídas", disse o porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, após uma reunião do executivo, em Maputo.

 

Os ciclones Chido e Dikeledi atingiram a região norte de Moçambique entre dezembro do ano passado e janeiro, com maior impacto para as províncias de Cabo Delgado e Nampula, causando mortes e danos materiais com destruição de infraestruturas públicas e privadas.

Inocêncio Impissa indicou ainda que o Governo, na primeira fase, vai priorizar "respostas imediatas" face às necessidades nas províncias atingidas, prometendo mobilizar recursos para "intervenções de médio e longo prazos".

Em 13 de janeiro, o ciclone tropical severo Dikeledi atingiu Moçambique, causando pelo menos 11 mortos e afetando outras 250 mil pessoas, incluindo a destruição de quase 20 mil casas, segundo o mais recente balanço oficial das autoridades moçambicanas.

O ciclone Chido, que atingiu Moçambique em 14 de dezembro, causou a morte de pelo menos 120 pessoas e afetou outras 450 mil.

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre outubro e abril.

Leia Também: Moçambique atento a nova tempestade tropical em Madagascar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas