Hamas já libertou mais três reféns israelitas. Veja as imagens

Iair Horn, Sagui Dekel-Chen, e Sasha Troufanov são os três homens libertados este sábado.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Reuters

Notícias ao Minuto
15/02/2025 08:06 ‧ há 8 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Médio Oriente

O Hamas libertou, este sábado de manhã, mais três reféns israelitas: Iair Horn, de 46 anos, Sagui Dekel Chen, de 36 anos, e Sasha Troufanov, de 29 anos. Estes reféns foram levados do mesmo kibutz a 7 de outubro.

 

Assim que saíram do veículo, os três reféns dirigiram-se para o palco, onde discursaram. Aparentavam estar em boas condições físicas.

Um comandante do Hamas, de cara tapada e armado, foi o responsável pela entrega.

Já no palco, os três reféns fizeram breves discursos enquanto estavam rodeados por membros do Hamas e eram filmados. Nas mãos traziam as respetivas fotografias.

No final foram levados para veículos da Cruz Vermelha, nos quais abandonaram o local.

Nos minutos que antecederam a libertação, os combatentes palestinianos, de cara tapada e equipamento militar, alinharam-se atrás de um palco montado em Khan Younis.

Atrás dos membros do Hamas podiam ver-se civis, alguns deles de pé sobre os escombros de edifícios destruídos, e bandeiras palestinianas.

Notícias ao Minuto
© Ronen Zvulun/Reuters

Segundo uma fonte das brigadas Izz ad-Din al-Qassam, braço armado do Hamas, citado pela Al Jazeera, os reféns foram transportados para o local da libertação num veículo que foi roubado de Israel, no dia do ataque de 7 de outubro.

A mesma fonte revelou que o Hamas ofereceu ao refém Sagui Dekel Chen uma moeda de outro como "presente" pelo nascimento da filha, quatro meses depois de ter sido feito prisioneiro.

Notícias ao Minuto Iair Horn, de 46 anos, Sagui Dekel Chen, de 36 anos, e Sasha Troufanov, de 29 anos© Reuters

Os jornais palestinianos referem que alguns membros do Hamas chegaram a Khan Younis para a entrega dos reféns com fardas militares das Forças de Defesa de Israel (FDI) e armas apreendidas a 7 de outubro.

O Clube dos Prisioneiros Palestinianos anunciou na sexta-feira que Israel libertará no sábado 369 prisioneiros palestinianos em troca de três reféns mantidos em Gaza desde o ataque do movimento islamita palestiniano Hamas ao território israelita, em outubro de 2023.

Desde a entrada em vigor do cessar-fogo, esta será a sexta troca de reféns por prisioneiros. Até à data, foram libertados 16 reféns israelitas ou com dupla nacionalidade, bem como cinco reféns tailandeses, libertados à margem do acordo.

No total, a primeira fase do acordo prevê a libertação de 33 reféns até ao início de março, incluindo oito reféns dados como mortos, em troca de cerca de 1.900 palestinianos encarcerados por Israel.

Do (novamente) pai ao refém levado com o irmão. Quem Hamas vai libertar?

Do (novamente) pai ao refém levado com o irmão. Quem Hamas vai libertar?

Três homens vão ser libertados no sábado. Todos foram levados do mesmo kibutz a 7 de outubro e as suas idades são variadas. Também têm todos dupla nacionalidade - da Rússia, Estados Unidos e Argentina.

Notícias ao Minuto | 15:23 - 14/02/2025

A troca deste sábado esteve em dúvida durante a semana, depois de o Hamas ter anunciado que iria suspender o processo, devido às "violações" israelitas do acordo de cessar-fogo, em particular quanto ao bloqueio da entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

[Notícia atualizada às 08h17]

Leia Também: Israel libertará sábado 369 presos palestinianos em troca de reféns

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas