África do Sul regista diminuição de homicídios mas situação é preocupante

A África do Sul registou uma diminuição do número de homicídios de quase 10% entre outubro e dezembro de 2024, mas a situação continua "muito preocupante", com uma média de 75 por dia, anunciou hoje o Governo.

Notícia

© Getty Images

Lusa
21/02/2025 14:36 ‧ ontem por Lusa

Mundo

África do Sul

A África do Sul, país vizinho de Moçambique, com uma população de mais de 62 milhões de habitantes, tem uma das taxas de homicídio 'per capita' em tempo de paz mais elevadas do mundo.

 

Entre o final de fevereiro de 2023 e o final de fevereiro de 2024, foram registados 27.621 homicídios, de acordo com os números oficiais.

Nos últimos três meses de 2024, foram registados 6.953 homicídios, uma diminuição de 757 casos em relação ao mesmo período de 2023, disse à imprensa o ministro da Polícia, Senzo Mchunu.

"Registámos uma queda de 9,8% nos casos de homicídio e uma queda de 3,3% nos casos de violação", disse.

Os dados da polícia revelam igualmente uma diminuição do número de homicídios em relação aos anos anteriores.

Mas, apesar desta melhoria, "não negamos que a taxa de homicídios é muito, muito preocupante", disse Mchunu.

Os crimes sexuais, num país conhecido pela sua elevada taxa de violação de mulheres e crianças, diminuíram 2% para 14.973 casos, no ultimo trimestre de 2024.

O ministro atribuiu estas reduções à "maior visibilidade da polícia e às operações estratégicas", mas apesar de "estas estatísticas refletirem os progressos realizados", afirmou, também "destacam áreas que requerem uma intervenção urgente".

Os números oficiais divulgados em agosto de 2024 mostraram que cerca de dois em cada três homicídios na África do Sul ficam por resolver, principalmente devido à falta de detetives qualificados e de financiamento, segundo os especialistas.

Reagindo aos últimos números, a Aliança Democrática, o principal partido da oposição que se juntou ao histórico ANC na coligação governamental após as eleições do ano passado, disse hoje que, apesar da queda estatística, "o crime continua a ser um mal normalizado na África do Sul".

Leia Também: Chefes da diplomacia do G20 reúnem-se na África do Sul sem Marco Rubio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas