O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já reagiu ao encontro sem sucesso desta sexta-feira na Casa Branca.
"Obrigado América, obrigado pelo seu apoio, obrigado por esta visita, obrigado, presidente, congresso e o povo americano. A Ucrânia precisa de uma paz justa e duradoura, e estamos a trabalhar exatamente para isso", escreveu na rede social X (antigo Twitter).
A declaração surge depois de um momento de tensão entre Zelensky e Trump ter acontecido na Sala Oval, momentos antes de os líderes terem previsto assinar assinar um acordo sobre os minerais.
Trump acusou Zelensky de ingratidão e de estar a "apostar" numa III Guerra Mundial.
Thank you America, thank you for your support, thank you for this visit. Thank you @POTUS, Congress, and the American people.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 28, 2025
Ukraine needs just and lasting peace, and we are working exactly for that.
Trump têm-se 'aproximado' da narrativa russa. Delegações dos EUA e Rússia estiveram reunidos por forma a falar de uma solução para a guerra na Ucrânia.
Zelensky disse, na altura, que não iria aceitar uma solução que fosse encontrada sem a presença ucraniana nas negociações, e daí seguiram-se algumas acusações de Trump a Zelensky, dizendo-lhe que este era "um ditador sem eleições".
O encontro de hoje também terá estado em risco, mas Macron, que esteve nos EUA esta semana, terá 'convencido' Trump a seguir com o encontro com o líder ucraniano.
Leia Também: Zelensky abandona a Casa Branca mais cedo após acusações de Trump