Quirguistão protesta junto da Rússia por detenção em massa de cidadãos seus

As autoridades do Quirguistão protestaram contra a detenção em massa de cidadãos seus ocorrida na semana passada, numa nota diplomática enviada aos seus homólogos russos, divulgou hoje a imprensa internacional.

Notícia

© iStock

Lusa
14/04/2025 11:38 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Quirguistão

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Quirguistão entregou uma queixa ao embaixador russo em Bishkek, Sergei Vakunov, protestando contra uma operação policial num estabelecimento de banhos que aconteceu na sexta-feira na capital russa, segundo a agência de notícias Europa Press.

 

As autoridades do Quirguistão pediram mais informações do lado russo sobre os motivos da operação policial, bem como explicações para o alegado uso excessivo de força contra cidadãos quirguizes.

O Quirguistão vai exigir medidas contra os polícias envolvidos se se verificar que agiram ilegitimamente.

As autoridades do Quirguistão pediram ainda a Moscovo que evite situações futuras em que os direitos e a integridade dos seus cidadãos sejam violados, sob o risco de "prejudicar a aliança e a parceria" entre os dois países.

Os meios de comunicação quirguizes noticiaram nas últimas horas que pelo menos 24 cidadãos daquele país da Ásia Central foram detidos numa operação na capital russa, quatro dos quais serão deportados.

Desde os ataques terroristas na sala de concertos Crocus City Hall, no final de dezembro de 2024, as autoridades russas aumentaram o número de operações deste tipo contra cidadãos da Ásia Central, principalmente do Tajiquistão --- a nacionalidade dos atacantes --- mas também de pessoas do Quirguistão e do Uzbequistão.

Leia Também: Rússia volta a atacar com 'drones' cidades ucranianas de Odessa e Kharkiv

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas