Estas duas mulheres casaram-se pela Igreja Católica em 1901

As duas mulheres passaram o resto da vida sob perseguição das autoridades e a fugir entre dois continentes.

Notícia

© Wikimedia Commons

Sara Gouveia
20/02/2018 08:09 ‧ 20/02/2018 por Sara Gouveia

Mundo

Espanha

Marcela Gracia Ibeas e Elisa Sánchez Loriga casaram-se na única cerimónia do mesmo sexo a existir na Igreja Católica espanhola. As duas jovens mulheres casaram-se em 1901, por isso o padre que realizou o casamento não terá pensado que a situação poderia ser um engano. Mas o que é certo é que sem o seu conhecimento, tanto o noivo como a noiva eram mulheres.

Mas como é que tudo aconteceu? As duas mulheres conheceram-se durante um curso para professoras na Corunha e a mãe de Marcela acabou por a enviar para Madrid por medo da relação que as duas mantinham. Apesar dessa inicial separação, Marcela e Elisa começaram a trabalhar em escolas a pouca distância uma da outra.

Algures entre essa altura terão tido uma desavença e Marcela acabou por ficar grávida de um homem não identificado. Quando reataram como parte de um plano elaborado para que conseguissem casar, Marcela anunciou que ia casar com o seu primo, Mario, que era de Londres - só que Mario era na verdade Elisa. 

Mario, de cabelo curto e fato, foi batizado e acabou por casar com Marcela nesse mesmo dia. Só que a farsa acabou por ser exposta por um jornal galego, La Voz de Galicia, que imprimiu a fotografia do casamento e fez dela primeira página com a legenda "Um casamento sem noivo". 

Com a mentira exposta, as mulheres resolveram fugir para o Porto, onde Marcela deu à luz. Depois continuaram para Buenos Aires, em 1902, com medo de serem extraditadas de Portugal.

Tendo em conta que nem a Igreja nem o Registo Civil anulou o casamento, este é o primeiro casamento homossexual registado em Espanha.

A sua história vai agora ser contada em filme pela realizadora espanhola Isabel Coixet. 'Elisa y Marcela' está em fase de pré-produção e é esperado ainda para 2018.

"Fiquei fascinada da primeira vez que ouvi falar na sua história, levantou mais perguntas do que respostas", disse Isabel à BBC.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas