Ana Gomes partilha mensagem de Rui Pinto: "Como cidadão fiz o meu dever"

Antiga eurodeputada publicou texto que pediu ao pirata informático para escrever. Com conferência adiada, colocou-o no Twitter.

Notícia

© Global Imagens

Catarina Correia Rocha
05/03/2020 10:58 ‧ 05/03/2020 por Catarina Correia Rocha

País

Ana Gomes

Ana Gomes publicou, no Twitter, um texto que pediu a Rui Pinto para escrever de modo a que a antiga eurodeputada o pudesse ler em seu nome numa conferência em que iria participar, em Florença, Itália. Com conferência adiada, devido ao surto de coronavírus, colocou-o no Twitter. "Como cidadão fiz simplesmente o meu dever", considera o pirata informático. 

"O Luanda Leaks é o exemplo mais recente de que os denunciantes e o jornalismo de investigação são essenciais para a nossa democracia", continua Rui Pinto.

O hacker reitera que "durante anos, e apesar dos constantes alertas de que Portugal se tornara numa plataforma de lavagem de dinheiro da cleptocracia angolana, as autoridades judiciárias e de regulação nada fizeram".

E a mensagem prossegue, com Rui Pinto a referir que apenas fez o seu "dever" e garantindo que voltaria a fazer tudo de novo: "Como cidadão fiz simplesmente o meu dever ao ajudar a expor este e outros crimes, e mesmo sabendo de antemão da primitiva perseguição de que os denunciantes são alvo em Portugal, voltaria a fazê-lo".

Recorde-se que, no início do passado mês de fevereiro, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu "julgar improcedente" o recurso apresentado por Rui Pinto, criador do Football Leaks, e manteve o 'hacker' em prisão preventiva até ser julgado por 90 crimes.

Depois de ter sido preso na Hungria e extraditado para Portugal, ao abrigo de um mandato internacional, Rui Pinto está preso desde março de 2019, tendo revelado recentemente que entregou um disco rígido à Plataforma de Proteção de Denunciantes na África, que permitiu a recente revelação dos Luanda Leaks, um caso de corrupção relacionado com a empresária angolana Isabel dos Santos.

[Notícia atualizada às 11h14]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas