Açores continuam sem registo de novos casos
Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e a região "não apresenta neste momento qualquer caso positivo ativo de infeção", segundo a Autoridade de Saúde regional.
© Reuters
País Covid-19
No comunicado emitido diariamente, a entidade informa que "as 382 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de covid-19".
De acordo com a Autoridade de Saúde dos Açores, "a região não apresenta neste momento qualquer caso positivo ativo de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, sendo que, até à data, foram detetados um total de 147 casos".
A Antena 1/Açores noticiou na segunda-feira que três utentes considerados curados de covid-19 continuam a ter resultado positivo nos testes ao vírus, mas o responsável da Autoridade de Saúde, Tiago Lopes, declarou que estas pessoas não integram a lista de casos ativos porque a sua carga viral é mínima e não há perigo de contágio.
A Autoridade de Saúde açoriana reitera que "as medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social".
Do total de 147 casos detetados no arquipélago, 130 recuperaram, 16 pessoas morreram e uma - um militar que chegou aos Açores e teve teste positivo -- voltou ao continente.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 436 mil mortos e infetou mais de oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.522 pessoas das 37.336 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com