Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UBI explica que o primeiro lote será simbolicamente cedido na sexta-feira e que fica localizado nas imediações da Cantina de Santo António.
"As hortas solidárias têm como objetivo promover a produção sustentável e, simultaneamente, contribuir para colmatar algumas necessidades dos membros da comunidade" da UBI, aponta a informação.
Esta é uma iniciativa integrada no projeto "UBIo Campus", que está centrado no domínio da Agroecologia e que visa a implementação de um espaço de discussão, experimentação e sensibilização no campus da UBI.
Segundo o referido, os primeiros participantes são duas famílias de refugiados sírios, que foram acolhidos na universidade, no âmbito do "UBI Acolhe/UBI Refugee Project".
"Este projeto prevê o envolvimento de voluntários, contando já com a participação de um engenheiro agrónomo, funcionário da UBI, que acompanhará e apoiará na implementação e desenvolvimento dos processos produtivos", acrescenta.
A informação também aponta que este projeto se enquadra na área da responsabilização social e que parte da produção das hortas solidárias poderá reverter para a loja solidária da universidade, que disponibiliza bens essenciais a membros mais carenciados da comunidade académica.
O projeto conta com o apoio da AUBI - Associação de Antigos Estudantes Universitários da Beira Interior, que entregou um donativo para aquisição das primeiras ferramentas agrícolas.
As inscrições para manifestação de interesse por parte de outros membros da comunidade da UBI abrem na sexta-feira e podem ser feitas através do email ubiocampus@ubi.pt .
Leia Também: Portugal surge abaixo da média da UE em estudo da "qualidade das elites"