Notas melhoram a Matemática e cada vez menos escolas "chumbam"

As notas no exame nacional de Matemática A voltaram a melhorar no ano passado, com cada vez menos escolas em que a média foi negativa, e são duas públicas que lideram o 'ranking' elaborado pela Lusa.

Notícia

© iStock

Lusa
21/05/2021 00:10 ‧ 21/05/2021 por Lusa

País

Exames/Secundário

Acompanhando a tendência geral de subida das notas, também no exame de Matemática A os finalistas do ensino secundário conseguiram melhores resultados no ano letivo 2019/2020, e a média de todas as provas foi de 13,3 valores, segundo uma análise realizada pela Agência Lusa com base em dados do Ministério da Educação.

A melhoria de quase dois valores em relação ao ano anterior refletiu-se também no número de escolas onde a média foi negativa, que é cada vez menor.

Dos 621 estabelecimentos de ensino onde se realizou a prova, apenas 47 "chumbaram", o que representa 7,6%, um valor significativamente mais baixo em comparação com os 28,3% registados no ano anterior.

A subida da média nacional do exame de Matemática já se tinha verificado no ano letivo 2018/2019, mas no ano passado os alunos beneficiaram de novas regras para as provas finais do ensino secundário que, devido à pandemia de covid-19, deixaram de ser obrigatórias, servindo apenas como prova de ingresso.

Houve também novidades nas regras de classificação, que foram flexibilizadas com o objetivo de mitigar as desigualdades acentuadas pelo ensino à distância, e apenas foram contabilizadas as respostas às perguntas obrigatórias e aquelas em que o aluno tenha tido melhor pontuação.

Entre os 35.723 exames realizados, um único foi o suficiente para garantir a duas escolas públicas os primeiros lugares no pódio do 'ranking' elaborado pela Lusa.

Na Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda, a classificação do único aluno que realizou o exame de Matemática A foi redonda e perfeita -- 20 valores -- valendo a este estabelecimento de ensino público a posição de melhor escola.

Logo a seguir na lista surge a Escola Básica e Secundária Escalada, Pampilhosa da Serra, em Coimbra, que também só levou um aluno a exame e que conseguiu 19,8 valores.

Comparando as quatro provas mais concorridas no ano passado (Matemática A, Português, Biologia e Geologia, e Física e Química), foi, aliás, a Matemática que as escolas públicas mais se destacaram.

Depois do Colégio Efanor, no Porto (19,2 valores), que surge em 3.º lugar, seguem-se outras duas públicas: a Escola Secundária de Vouzela, em Viseu, que entre os 11 alunos que levou a exame teve uma média de 18,7 valores, e a Escola Básica e Secundária da Graciosa, nos Açores (18,4 valores).

No entanto, e apesar de contar com uma das suas escolas entre as 10 melhores do 'ranking' global, os Açores são uma das zonas do país com piores resultados nesta disciplina, segundo uma comparação por distritos, em que depois da região autónoma só aparecem Setúbal e, em último lugar, as escolas no estrangeiro.

Por outro lado, o distrito de Viana do Castelo é aquele com a melhor média nacional a Matemática, com 14,7 valores, ainda que seja preciso chegar ao 21.º lugar para encontrar a sua melhor escola. Guarda e Viseu surgem logo a seguir.

Mais uma vez, as raparigas destacam-se, voltando a ter um melhor desempenho neste exame, com uma média de 13,7 valores, ligeiramente melhor que os 12,9 valores conseguidos pelos rapazes.

Leia Também: Um em cada três alunos carenciados tem sucesso

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas