"Na última edição [2019], estimámos a venda de três toneladas de sardinhas. Para esta edição, tendo em conta que estamos numa situação bastante anormal e não queremos promover os aglomerados de pessoas, e tendo em conta a lotação dos espaços, prevemos tonelada e meia", afirmou à agência Lusa Catarina Louro.
Segundo a vereadora, que tem, entre outros, os pelouros do Desenvolvimento Económico e Turismo, "o objetivo não é ultrapassar esta estimativa de tonelada e meia, mas garantir que o evento decorra com todas as condições de segurança".
"Porque, além de promover o nosso produto, a sardinha, promove um destino turístico que é a praia do Pedrógão, que pode ser visitada durante todo o ano, especialmente no verão", salientou.
De acordo com uma nota de imprensa do Município de Leiria, o certame terá, este ano, duas variantes: sardinha no prato, nos 10 restaurantes aderentes da praia do Pedrógão, e sardinha no pão ou na broa, num espaço próprio criado junto à rotunda do barco, "neste caso ficando a confeção a cargo do movimento associativo do norte do concelho".
"É um modelo completamente diferente esta edição. Optámos por um modelo híbrido no qual continuamos a envolver associações das freguesias do norte do concelho -- uma em cada um dos quatro fins de semana -- e, paralelamente, reativámos o envolvimento de restaurantes", explicou Catarina Louro, referindo que as associações servem sardinha no pão e os restaurantes sardinha no prato.
A autarca esclareceu que nos restaurantes o funcionamento, bem como a lotação, decorre das regras decorrentes da situação pandémica, enquanto na área destinada às associações "não haverá lugares sentados".
O certame contempla ainda "animação musical deambulante pela praia, para evitar aglomerados e para chegar a todos os restaurantes aderentes", estando, igualmente, previstos 'show cookings', com 'chefs' da região, à semelhança de outros eventos para promover produtos locais, como o leitão da Boa Vista e a morcela de arroz", disse Catarina ouro.
O festival, na sua 23.ª edição, decorre de sexta-feira a domingo, a partir de 09 de julho e até ao dia 01 de agosto.
"O horário de funcionamento do espaço de degustação será, às sextas, das 18:00 às 23:00, aos sábados das 11:00 às 23:00 e aos domingos das 11:00 às 21:00", adianta a câmara.
Esta é uma organização do Município de Leiria em parceria com as juntas de freguesia do norte do concelho e com o setor da restauração local.