As autoridades portuguesas vão estar presentes, a partir desta sexta-feira, no Campeonato do Mundo FIFA, no Qatar, com o objetivo de apoiar as autoridades do país que acolhe o evento, mitigando o risco de episódios de violência associados ao fenómeno. No evento são esperados cerca de 1.000, 1.700 e 1.300 adeptos portugueses nos jogos com o Gana, Uruguai e Coreia do Sul, respetivamente.
De acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso esta sexta-feira, o modelo de cooperação serve para "auxiliar os cidadãos portugueses, através do fornecimento de informações úteis, servindo de ponto de contacto com as autoridades locais", além de procurar e garantir a resposta e apoio às solicitações dos adeptos portugueses.
A delegação policial que se deslocou é composta por oito operacionais, dos quais seis são polícias da PSP e dois são militares da GNR.
Desde 2004 que o acompanhamento de adeptos e policiamento é uma aposta da PSP, "traduzindo-se em diversas boas práticas de atuação e interação com adeptos, em geral, e adeptos de risco, em particular", lê-se na nota.
Leia Também: Seleção portuguesa parte nesta sexta-feira para o Qatar