Depois dos avisos da Proteção Civil ao longo do dia, a chuva forte abateu-se sobre a região de Lisboa e tem provocado muitas dificuldades nas estradas, com vários caminhos alagados pela água.
A situação estende-se por toda a área metropolitana, com relatos de inundações a surgirem também a partir de Almada, Sintra e Oeiras.
Contactado pelo Notícias ao Minuto, o Comando Nacional da Proteção Civil contou que o distrito de Lisboa é o mais problemático, com várias ocorrências registadas.
Segundo as autoridades, pelas 23h, havia mais de 100 alertas ainda por dar resposta e 50 despachos em mão. A grande maioria dos casos são inundações da via pública, assim como algumas ocorrências provocadas pela trovoada.
Em Lisboa tem-se registado também a ocorrência de trovoada, além de ventos fortes. Vários vídeos publicados nas redes sociais e outros recolhidos pelo Notícias ao Minuto demonstram a força da chuva pela capital do país.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa afirmou que o Serviço Municipal de Proteção Civil acionou o alerta vermelho, apelando à população para "que tome as maiores precauções face ao estado do tempo, nomeadamente, não saindo à rua, exceto para situações de emergência".
À CNN, um meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera disse que as autoridades previam esta situação, daí terem elevado o aviso de precipitação de amarelo até vermelho ao longo do dia. O IPMA descreve a situação como "muito instável" e alertou que a depressão deve continuar a aproximar-se de Portugal Continental "com bastante imprevisibilidade" até sexta-feira.
Os distritos de Santarém e Faro também estão sob aviso vermelho, e o IPMA avisa que "pode ocorrer precipitação forte com aguaceiros e trovoadas por todo o território nacional".
No Campo Pequeno, a chuva também não dá tréguas.
Para quem gosta de polo aquático, tem aqui um campo novo em sete rios pic.twitter.com/A1rJoNeY4x
— Mário Moura (@mainhas3321) December 7, 2022
No Aeroporto de Lisboa@MeteoTrasMontPT @MeteoredPT pic.twitter.com/0z7qeo1URX
— Cláudio (@BigDeadSoul) December 8, 2022
Outro vídeo partilhado no Twitter mostra a estação de comboios de Algés completamente alagada. A circulação na Avenida de Berna também está difícil.
É para ir de comboio ou a nado? Ai Lisboa… pic.twitter.com/kX3fifE4gw
— Leo (@dangerousleeh_) December 7, 2022
#lisboa #Lluvia #estapasando pic.twitter.com/1R9pUFcOS3
— alejandromarotoaires🇪🇸 (@airesdegrana) December 7, 2022
Av de Berna pic.twitter.com/ZJIdifuaFo
— Nuno Rebelo (@RebeloNuno) December 7, 2022
Até agora, não há vítimas ou danos estruturais a registar. Os principais problemas são mesmo as perturbações na via pública e na circulação automóvel.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha avisado que estava prevista, para estas quarta e quinta-feira, chuva forte e frequente na região Sul do país, mas também no Centro.
Está a chover pacotes aqui no El Corte Inglês pic.twitter.com/zTKfG1ZseM
— Marianaa 🧚️ (@marianasofiaaf) December 7, 2022
[Notícia atualizada às 00h19]
Leia Também: Recomendações reforçadas devido à chuva, vento forte e agitação marítima