O primeiro-ministro, António Costa, assinalou, esta sexta-feira, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a "quarta língua mais falada do mundo", que "não pára de crescer e de se renovar".
"Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa celebramos a quarta língua mais falada do mundo e a relevância global do nosso universo linguístico, que une a CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]", começou por referir o primeiro-ministro numa publicação na rede social Twitter.
"Com 260 milhões de falantes, é uma língua de futuro, que não para de crescer e de renovar. Viva a língua portuguesa", sublinhou.
Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa celebramos a quarta língua mais falada do mundo e a relevância global do nosso universo linguístico, que une a @_CPLP. Com 260 milhões de falantes, é uma língua de futuro, que não pára de crescer e de se renovar. Viva a língua portuguesa!
— António Costa (@antoniocostapm) May 5, 2023
Em 2019, a 40.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) consagrou o 05 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Desde então, a efeméride é celebrada e partilhada pelos mais de 260 milhões de lusofalantes, nos cinco continentes, reconhecendo a língua portuguesa como uma das principais línguas de comunicação, a nível global.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa será assinalado com centenas de atividades nas embaixadas e consulados de Portugal espalhados pelo mundo. Por cá, será marcado pela entrega do Prémio Camões à escritora moçambicana Paulina Chiziane.
Leia Também: Dia Mundial da Língua Portuguesa deve ser "celebrado em todo o mundo"