A reunião da Comissão Técnica Independente (CTI), responsável pelo estudo das localizações do novo aeroporto, reuniu, esta segunda-feira com o primeiro-ministro, António Costa.
"Acabámos de formalizar a entrega do relatório final da avaliação ambiental estratégica, que foi objeto de uma resolução do Conselho de Ministros, oportuna, em setembro de 2022, e que dava um prazo para ser finalizado até ao final deste mês", afirmou Carlos Mineiro Aires, que lidera a Comissão de Acompanhamento.
Em declarações aos jornalistas, em Lisboa, o responsável manifestou "alguma alegria" não só pelo prazo ter sido cumprido, mas também pelo conteúdo conseguido. "Foi o processo feito em Portugal até hoje mais alargada, mais aberto, e foi feito de uma forma participava como nunca tinha existido", considerou.
"O relatório é público, está no site da CTI, bem como o relatório que foi emitido na sexta-feira. Desse ressaltam dois ou três aspetos que gostaria de frisar", afirmou, Carlos Mineiro Aires, explicando que o trabalho em causa foi feito de forma "isenta" e "independente". "Ao contrário do que alguns queriam fazer perpassar, quem participou nele reconheceu isso", apontou.
Carlos Mineiro Aires sublinhou ainda o acesso a toda a informação que "nunca foi escondida a ninguém" e também as metodologias aplicadas.
"Tenho orgulho de ter participado neste passo fundamental para o país", afirmou o responsável.
Leia Também: Comissão de Acompanhamento dá parecer favorável a relatório da CTI