Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Buscas por pescadores desaparecidos continuam. Nuno Melo visita local

Mergulhadores tentam entrar em embarcação naufragada. Buscas já foram reforçadas com dois meios aéreos.

Buscas por pescadores desaparecidos continuam. Nuno Melo visita local

Um meio aéreo reforçou, ao final da manhã desta quinta-feira, as buscas pelos três pescadores desaparecidos após o naufrágio de uma embarcação na Marinha Grande.

Num ponto de situação feito à hora de almoço pela Autoridade Marítima Nacional, o porta-voz José Sousa revelou que "um grupo de mergulho forense da Polícia Marítima, assim como mergulhadores da Marinha", continuam a tentar entrar "no interior da embarcação de pesca, no sentido de verificar se as três pessoas que se encontram desaparecidas desde a madrugada de ontem se encontram no local".

Explica o responsável que os mergulhadores estão a ter dificuldades de entrar no interior da embarcação Virgem Dolorosa porque esta "não está afundada, está à superfície, está adornada, tem ar no seu interior, abana com o subir e descer da ondulação, tem um sobe e desce constante que dificulta muito a entrada dos mergulhadores e torna-se perigoso".

Comparativamente ao dia de ontem, acrescenta ainda o porta-voz da AMN, a "agitação marítima é inferior, o que nos aumenta a probabilidade de sucesso na entrada na embarcação". "Vamos ver se conseguimos ou não, as operações estão neste momento em curso e assim que tiver mais alguma informação essa será comunicada", adiantou.

Mas as buscas não estão a ser feitas só no barco de pesca. "Os pescadores podem ter sido projetados para o mar e podem estar no mar, a derivar, mediante as condições de vento e e ondulação no local", esclareceu.

As autoridades estão por isso a concentrar as buscas marítimas mais a sul, onde se encontra a traineira que naufragou, por circunstâncias ainda por apurar, na madrugada de quarta-feira, com 17 pessoas a bordo.

Já o 'Koala', helicóptero da Força Aérea Portuguesa, também está a fazer buscas a norte da zona onde está o barco naufragado. Algo que não aconteceu às primeiras horas do dia, devido ao nevoeiro.

Entretanto, o gabinete do ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, revelou, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, que o governante vai deslocar-se à praia do Samouco, no concelho da Marinha Grande, durante a tarde de hoje, para se inteirar da situação, depois do primeiro-ministro, Luís Montenegro ter marcado aí presença ontem.

Nuno Melo vai estar acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Gouveia e Melo, e pelo Chefe do
Estado-Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves. 

A visita está marcada para as 15h.

Recorde-se que, dos 17 pescadores que estavam na embarcação naufragada, 11 foram resgados com vida, três já cadáveres e três continuam ainda desaparecidos.

Leia Também: Nevoeiro impede buscas aéreas por pescadores desaparecidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório