Um meio aéreo reforçou, ao final da manhã desta quinta-feira, as buscas pelos três pescadores desaparecidos após o naufrágio de uma embarcação na Marinha Grande.
Num ponto de situação feito à hora de almoço pela Autoridade Marítima Nacional, o porta-voz José Sousa revelou que "um grupo de mergulho forense da Polícia Marítima, assim como mergulhadores da Marinha", continuam a tentar entrar "no interior da embarcação de pesca, no sentido de verificar se as três pessoas que se encontram desaparecidas desde a madrugada de ontem se encontram no local".
Explica o responsável que os mergulhadores estão a ter dificuldades de entrar no interior da embarcação Virgem Dolorosa porque esta "não está afundada, está à superfície, está adornada, tem ar no seu interior, abana com o subir e descer da ondulação, tem um sobe e desce constante que dificulta muito a entrada dos mergulhadores e torna-se perigoso".
Comparativamente ao dia de ontem, acrescenta ainda o porta-voz da AMN, a "agitação marítima é inferior, o que nos aumenta a probabilidade de sucesso na entrada na embarcação". "Vamos ver se conseguimos ou não, as operações estão neste momento em curso e assim que tiver mais alguma informação essa será comunicada", adiantou.
Mas as buscas não estão a ser feitas só no barco de pesca. "Os pescadores podem ter sido projetados para o mar e podem estar no mar, a derivar, mediante as condições de vento e e ondulação no local", esclareceu.
As autoridades estão por isso a concentrar as buscas marítimas mais a sul, onde se encontra a traineira que naufragou, por circunstâncias ainda por apurar, na madrugada de quarta-feira, com 17 pessoas a bordo.
Já o 'Koala', helicóptero da Força Aérea Portuguesa, também está a fazer buscas a norte da zona onde está o barco naufragado. Algo que não aconteceu às primeiras horas do dia, devido ao nevoeiro.
Entretanto, o gabinete do ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, revelou, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, que o governante vai deslocar-se à praia do Samouco, no concelho da Marinha Grande, durante a tarde de hoje, para se inteirar da situação, depois do primeiro-ministro, Luís Montenegro ter marcado aí presença ontem.
Nuno Melo vai estar acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Gouveia e Melo, e pelo Chefe do
Estado-Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves.
A visita está marcada para as 15h.
Recorde-se que, dos 17 pescadores que estavam na embarcação naufragada, 11 foram resgados com vida, três já cadáveres e três continuam ainda desaparecidos.
Leia Também: Nevoeiro impede buscas aéreas por pescadores desaparecidos