O evento, que adquiriu este ano o nome 'Aveiro Air Show', surgiu pela primeira vez em 2019, no âmbito de uma parceria entre a autarquia e a empresa Prio, que patrocinou o evento até 2023.
Para não deixar "morrer" o espetáculo, a Câmara decidiu assumir a sua organização, uma medida que o presidente da autarquia, Ribau Esteves, justificou com o facto de considerar que se trata de "um fator importante de diferenciação da programação".
Ao mesmo tempo, realça Ribau Esteves, o município pretende manter viva a memória ligada à atividade aeronáutica do regimento de infantaria n.º 10.
O Aveiro Air Show, que terá lugar na tarde do dia 24, irá concentrar na baía de São Jacinto diversos pilotos e aeronaves portugueses e estrangeiros, para uma demonstração de voos acrobáticos, que prometem cortar a respiração.
Um encontro de aeronaves ultraleves, concertos, iniciativas ambientais, culturais, desportivas e náuticas são outras das atividades que marcam a oitava edição do Festival Dunas de São Jacinto.
No ano em que se celebra Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura, a autarquia refere que a programação do Festival "foi pensada para toda a família, com várias atividades gratuitas e para todas as idades, que terão lugar num território caracterizado por uma vasta riqueza natural".
O cartaz de espetáculos no palco principal conta com as atuações de Marisa Liz (Dia 23), HMB (dia 24) e Delfins (dia 25).
Destaque ainda para a estreia absoluta em Portugal de "Atlantid" um espetáculo noturno de música, lasers, água e luz, que irá decorrer na baía de São Jacinto na noite dos dias 23 e 24.
No âmbito da mobilidade, a grande novidade será o 'shuttle' 100% elétrico e gratuito que fará a ligação entre a marginal frente-ria (paragem de autocarro de São Jacinto) e a praia, com horários de 30 em 30 minutos, das 09:00 às 19:30.
À semelhança dos anos anteriores, a Câmara de Aveiro, em parceria com a ETE/ETAC/Transdev -- AveiroBus, também irá aumentar a oferta de horários na travessia entre São Jacinto e o Forte da Barra nos três dias do Festival. Os veraneantes que se desloquem a pé ou de bicicleta terão 50% de desconto.
Leia Também: Câmara de Aveiro com 'luz verde' para contratar empréstimo de 20 milhões