De acordo com uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "tem acompanhado com consternação e tristeza as trágicas consequências das tempestades e chuvas torrenciais devastadoras que assolaram vários países da Europa central e resultaram na perda de numerosas vidas humanas, desalojados e significativos prejuízos materiais".
"O Presidente da República enviou mensagens aos seus homólogos da Áustria, Polónia, República Checa e Roménia, transmitindo, em nome do povo português e no seu próprio, sentidas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas mortais", lê-se na mesma nota.
A presidência húngara do Conselho da União Europeia (UE) decidiu na segunda-feira ativar o Mecanismo Integrado de Resposta Política a Situações de Crise (IPCR) -- plataforma de intercâmbio de informações e coordenação de ação entre Estados-membros em caso de crise grave -- pelas inundações na Europa central.
Foi marcada para hoje uma reunião entre peritos nacionais em gestão de catástrofes e instituições e serviços relevantes da União Europeia, incluindo o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência.
Severas inundações, que poderão ser as piores em 20 anos na Europa central, têm causado vítimas e danos em países como Hungria, Polónia, Roménia, República Checa, Eslováquia e Áustria.
Leia Também: Tempestade Boris já fez pelo menos 21 mortos na Europa Central e de Leste