Marcelo expressa condolências e solidariedade pelas cheias na Europa

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou mensagens aos seus homólogos da Áustria, Polónia, República Checa e Roménia transmitindo condolências e solidariedade pelas cheias na Europa central, divulgou hoje a Presidência da República.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
17/09/2024 15:22 ‧ 17/09/2024 por Lusa

País

Presidente da República

De acordo com uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "tem acompanhado com consternação e tristeza as trágicas consequências das tempestades e chuvas torrenciais devastadoras que assolaram vários países da Europa central e resultaram na perda de numerosas vidas humanas, desalojados e significativos prejuízos materiais".

 

"O Presidente da República enviou mensagens aos seus homólogos da Áustria, Polónia, República Checa e Roménia, transmitindo, em nome do povo português e no seu próprio, sentidas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas mortais", lê-se na mesma nota.

A presidência húngara do Conselho da União Europeia (UE) decidiu na segunda-feira ativar o Mecanismo Integrado de Resposta Política a Situações de Crise (IPCR) -- plataforma de intercâmbio de informações e coordenação de ação entre Estados-membros em caso de crise grave -- pelas inundações na Europa central.

Foi marcada para hoje uma reunião entre peritos nacionais em gestão de catástrofes e instituições e serviços relevantes da União Europeia, incluindo o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência.

Severas inundações, que poderão ser as piores em 20 anos na Europa central, têm causado vítimas e danos em países como Hungria, Polónia, Roménia, República Checa, Eslováquia e Áustria.

Leia Também: Tempestade Boris já fez pelo menos 21 mortos na Europa Central e de Leste

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas