Depois da passagem do ciclone Kirk, que trouxe várias ocorrências das ilhas ao continente, assim como "alguns atrasos" no tráfego aéreo, Portugal começa a ver os avisos meteorológicos a desagravar.
Porém, a chuva não deverá dar tréguas este fim de semana.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) publicou, esta sexta-feira, a previsão para os próximos dois dias, que prometem alguma chuva e trovoada.
Sábado
Segundo as previsões mais recentes, o primeiro dia do fim de semana vem acompanhado de "precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoadas nas regiões Centro e Sul, com vento por vezes forte nas terras altas".
Mais especificamente, na região Norte é esperado um céu de muita nebulosidade, algo que deverá diminuir a partir do meio da tarde. Estão previstos também "períodos de chuva ou aguaceiros até meio da tarde, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada".
Já nas regiões Centro e Sul, o céu estará geralmente "muito nublado", havendo previsão de "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas em especial até meio da tarde".
O céu também deverá estar muito nublado na zona da Grande Lisboa, onde deverá haver "períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, em especial até meio da tarde". No Porto, são esperados também períodos de muita nebulosidade, assim como períodos de chuva ou aguaceiros até meio da tarde.
Apesar dos períodos de chuva por todo o país, os termómetros devem chegar aos 27ºC no arquipélago da Madeira. Já no continente, é no distrito de Aveiro que as temperaturas deverão ser mais altas, rondando os 25ºC. Lisboa e Porto devem atingir máximos de 22ºC.
Domingo
Os aguaceiros deverão prolongar-se no domingo, com exceção de alguns distritos, como Porto, Viana do Castelo, Bragança, Aveiro e Leiria, onde o céu não deixará de estar nublado.
Segundo o IPMA, os períodos de chuva ou aguaceiros podem ser especialmente e "por vezes fortes no Algarve até ao fim da manhã". Existe ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada, devendo existir também uma pequena subida da temperatura máxima.
Apesar de nas ilhas as temperaturas máximas baixarem em relação ao dia anterior, ficando pelos 25ºC, no Funchal, no continente os termómetros vão ter registos mais altos. O IPMA dá conta de que as temperaturas máximas devem ser de 26ºC, valores a serem atingidos nas zonas de Braga, Aveiro, Santarém e Setúbal.
Já o Porto e Lisboa deverão ter a mesma temperatura máxima, aumentando 2ºC em relação anterior, marcando então 24ºC.
Leia Também: Faro, Beja, Setúbal e Lisboa sob aviso laranja devido à chuva forte