"Sabemos que a demografia é um problema de Portugal e da Europa, que está envelhecida, e há uma necessidade de termos mais gente no interior que passa, por exemplo, por debatermos com seriedade e sem demagogia a questão dos problemas das migrações e daquilo que é a necessidade de termos, também a esse nível, uma política que vá ao encontro de respostas de necessidades concretas", defendeu Aguiar-Branco.
O presidente do parlamento reuniu-se hoje na Guarda com os presidentes de 13 dos 14 municípios do distrito (o presidente da Câmara Municipal de Manteigas esteve ausente), no âmbito da iniciativa "Parlamento Próximo", em que participam também os deputados eleitos por aquele círculo eleitoral Dulcineia Moura (PSD), Ana Mendes Godinho (PS) e Nuno Simões e Melo (Chega).
Entre as matérias que os autarcas levaram ao encontro os "problemas relacionados com a desertificação, com a mobilidade e transportes públicos, problemas com o financiamento com delegações de competências que foram feitos para as autarquias" estão no topo das preocupações, contou Aguiar-Branco.
"Foram vários os temas que permitem agora, em conjugação com os autarcas, que possamos ao longo do ano, nomeadamente em iniciativas que possamos vir a ter na Assembleia da República, dar uma maior visibilidade, ajudar com a discussão e que eles coloquem na agenda aqueles que são os problemas concretos que estas regiões têm", acrescentou.
Ao longo do dia, Aguiar-Branco e os deputados têm ainda encontros marcados com "diversas forças vivas" da sociedade, do mundo académico e empresarial, para um "contacto mais direto" com a realidade do distrito da Guarda.
"Acreditamos com isto que faremos uma política de proximidade que ajudará a resolver os problemas. Sabemos que não se resolvem de um momento para o outro, mas quanto mais conhecimento tivermos, mais podemos contribuir", defendeu.
Uma vez que, continuou, podem "inventar-se muitas leis, muitas regras, mas se não houver este contacto mais direto elas ficarão na sonolência da legislação e não naquilo que é a resolução dos problemas que afetam as populações".
Leia Também: Marcelo anuncia visita de Aguiar-Branco a Praga ainda em fevereiro