Três homens foram detidos, na terça-feira, suspeitos de um roubo a uma carrinha de valores ocorrido no ano passado e através do qual se apropriaram de 75 mil euros em dinheiro, em Famões, em Loures, distrito de Lisboa.
"Os factos ocorreram a 23 de março, altura em que dois dos detidos, que se faziam transportar de mota, intercetaram o vigilante de transporte de valores, quando este, apeado, transportava cofres contendo 75 mil euros em dinheiro, destinado a ser entregue num hipermercado", explica a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado publicado no seu site esta quarta-feira.
Segundo a autoridade, durante a investigação levada a cabo pela Unidade Nacional Contra Terrorismo da PJ, "foi possível apurar que os dois assaltantes contaram com a colaboração do vigilante e que o trio tinha, afinal, atuado em conjunto, mediante um plano traçado previamente".
A Operação Amigo Secreto, no Âmbito da qual foram feitas estas detenções, contou com a participação de mais de 30 inspetores. Foram realizadas oito buscas - das quais cinco domiciliárias e três não domiciliárias - em várias regiões da Margem Sul.
Os arguidos, com 26, 35 e 36 anos, serão presentes a tribunal para submissão a primeiro interrogatório judicial e consequente sujeição às medidas de coação. O inquérito é titulado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal da Comarca de Lisboa Norte - Loures.
"Foram apreendidos importantes elementos de prova, tendo ainda sido detido um outro homem, em flagrante delito, pelo crime de detenção de arma proibida", acrescenta a PJ na nota.
Leia Também: Diretor da PJ diz que "um estrangeiro não é necessariamente um imigrante"