Alexandre Poço, atual líder da Juventude Social-Democrata (JSD), está envolvido numa polémica devido a uma frase que escreveu, em 2013, no Twitter, e que agora se tornou viral: "Reuniões com mulheres. 25% perda de tempo". Alexandre Poço já pediu desculpa.
Após esta publicação com sete anos ter sido 'recuperada', o político escreveu, esta quinta-feira, outras duas mensagens em que se explica. "Anda a circular um tweet meu de 2013, quando tinha 20 anos. Naquela época não era político e tal como todas as pessoas da minha geração utilizava esta rede social para comunicar com os meus amigos", sustenta.
"O que aí está escrito mais não é do que uma private joke", ou seja, uma piada privada, prossegue Alexandre Poço.
No entanto e apesar deste esclarecimento, o líder da JSD revelou sentir-se "na obrigação" de se "desculpar publicamente perante todas as mulheres". "A igualdade e o progressismo feminista estão no meu DNA político e da JSD, na qual sucedi a uma grande mulher e disputei a liderança com outra grande mulher e minha colega de bancada", concluiu.
Anda a circular um tweet meu de 2013, quando tinha 20 anos. Naquela época não era político e tal como todas as pessoas da minha geração utilizava esta rede social para comunicar com os meus amigos. O que aí está escrito mais não é do que uma private joke. (1/2) pic.twitter.com/7CXdcQTpGv
— Alexandre Poço (@Alexandre_Poco) October 15, 2020
Contudo, além deste tweet polémico sobre o qual o deputado já veio a público versar, 'correm' nas redes sociais mais partilhas de posts polémicos escritos pelo atual presidente da 'jota' social-democrata.
O Twitter do Presidente da JSD é... interessante pic.twitter.com/z2PJLyTMdN
— bernardo (@hornyemoji) October 15, 2020
E o Presidente da @JSDPortugal que fez estes vergonhosos comentários sobre mulheres e sobre violência doméstica? https://t.co/6qMihKqPi3 pic.twitter.com/uBjcxnGq3Q
— Leonor Rosas (@LeonorRosas4) October 15, 2020
Deve ser pic.twitter.com/dHI1xk6Qe6
— M Jorge (@csc11) October 15, 2020
Alexandre Poço é presidente da JSD desde julho de 2020, tendo sucedido no cargo a Margarida Balseiro Lopes, que, há dois anos, foi a primeira mulher eleita para esta posição. O deputado foi eleito presidente desta estrutura autónoma do PSD, derrotando a também deputada Sofia Matos, atual secretária-geral da 'jota'.
Natural de Oeiras, o líder da JSD, de 28 anos, é consultor e um dos cinco vice-presidentes da JSD e líder da distrital de Lisboa desta estrutura. Licenciado em Ciências da Comunicação, foi eleito deputado nas últimas legislativas por Lisboa. Nas eleições internas do PSD, esteve inicialmente ao lado do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, e na segunda volta apoiou o antigo líder parlamentar Luís Montenegro.