O partido Reagir, Incluir, Reciclar (RIR) deverá reunir-se em maio para eleger uma nova liderança, depois de quatro elementos da Direção Política Nacional do partido terem colocado o lugar à disposição.
Depois do resultado eleitoral das legislativas, a Direção Política Nacional do partido decidiu pedir a marcação de um congresso eletivo.
Em declarações ao Notícias ao Minuto, Márcia Henriques, vice-presidente e porta-voz do RIR, explica que a Mesa da Assembleia nunca aceitou fazê-lo.
Assim sendo, para que o congresso pudesse acontecer, quatro elementos da Direção Política colocaram o seu lugar à disposição.
Segundo a porta-voz do partido, "existe naturalmente uma sucessão em vista".
"O Presidente Vitorino Silva quer passar o seu testemunho, apoiando uma candidatura minha à Presidência. Não abandona o partido. Será sempre um braço direito", remata.
A notícia chega um dia depois de o partido ter anunciado que espera que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, receba em Belém a nova Direção Política Nacional do RIR, que será eleita no próximo Congresso, à "semelhança" do que aconteceu com Nuno Melo e o CDS-PP.
O III Congresso do partido deverá realizar-se no próximo dia 21 de maio em Lisboa.
Leia Também: RIR pede "tratamento idêntico" ao do CDS e quer audiência com Marcelo