JSD organiza Cimeira Ibérica com Montenegro e Portas entre oradores

A Juventude Social Democrata (JSD) vai organizar no próximo fim de semana, em Lisboa, a I Cimeira Ibérica da Juventude, em conjunto com as 'Nuevas Generaciones' (NNGG), a organização jovem do Partido Popular espanhol.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
24/10/2022 16:36 ‧ 24/10/2022 por Lusa

Política

JSD

Entre os oradores convidados, do lado português, estarão o presidente do PSD, Luís Montenegro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o eurodeputado e primeiro vice-presidente do partido, Paulo Rangel, e o antigo líder do CDS-PP Paulo Portas.

"A partir do mote 'Ano Europeu da Juventude: O centro-direita e o futuro', as duas juventudes irmãs da Península Ibérica -- JSD e NNGG -- organizam esta Cimeira da Juventude com o objetivo de reforçar significativamente os laços de cooperação e trabalho conjunto", refere a JSD, em comunicado.

No encontro, a JSD e as NNGG discutirão "as relações ibéricas, o projeto europeu, a situação das novas gerações em Portugal e Espanha, os desafios energéticos e ambientais e o futuro do espaço político do centro-direita".

"É um evento pioneiro na história da JSD e das juventudes partidárias em Portugal, pelo que será preciso continuar a regar o que vamos semear em termos de uma visão política ibérica jovem", destacou o presidente da Juventude Social Democrata, Alexandre Poço, considerando que "há muito a aprender uns com os outros".

O líder da 'jota' e vice-presidente da bancada do PSD espera "que esta seja a primeira de muitas cimeiras, encontros e jornadas de trabalho conjunto entre a JSD e NNGG nos próximos anos".

A Cimeira Ibérica da Juventude começa na sexta-feira, dia 28, com uma visita institucional da comitiva à Assembleia da República e termina no domingo, com a assinatura de um memorando entre a JSD e as NNGG.

Os painéis de trabalho serão fechados à comunicação social, estando ainda por definir que intervenções dos oradores convidados nos almoços e jantares-conferência poderão ser abertas.

Na sexta-feira, depois da visita à Assembleia da República, haverá um jantar com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

No sábado, os trabalhos começarão com um painel sobre "O futuro da Europa: desafios e riscos", com Paulo Rangel e Elisa Vigil, membro das NNGG, seguindo-se uma discussão sobre o futuro do centro-direita, com intervenções do professor universitário e antigo deputado Miguel Morgado e da deputada Edurne Uriarte.

O almoço contará com intervenções da eurodeputada e presidente da YEPP (estrutura política de juventude do Partido Popular Europeu) Lídia Pereira e de Mónica Ferro, diretora do Fundo das Nações Unidas para a População.

Ainda no sábado, haverá um painel sobre energia, com o deputado e porta-voz do Partido Popular espanhol para o Ambiente, Diego Gago, e com o diretor-geral da empresa Dourogás, Ricardo Emílio.

Ao final da tarde, está prevista uma intervenção do presidente do PSD, Luís Montenegro, seguindo-se um jantar-conferência com o antigo vice-primeiro-ministro e histórico do CDS-PP Paulo Portas.

No domingo, o último painel irá abordar a cooperação política entre Portugal e Espanha, contando com intervenções de Pedro Reis, ex-presidente do AICEP e que coordena o Movimento Acreditar que está a preparar o programa eleitoral do PSD, e do professor de Ciência Política Ángel Rivero.

Depois da assinatura de um memorando entre a JSD e as NNGG, a I Cimeira Ibérica da Juventude termina com um almoço-conferência com o líder parlamentar do PSD Joaquim Miranda Sarmento.

Leia Também: JSD quer taxa máxima de IRS de 15% até aos 35 anos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas