BE questiona Governo sobre refeitório da UTAD onde diz que chove
O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre as condições do refeitório da Quinta de Prados, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde alegadamente chove e há muita humidade no teto e nas paredes.
© Global Imagens
Política BE
Através de uma pergunta entregue na Assembleia da República e divulgada hoje, a deputada do BE Joana Mortágua quer saber se o Ministério do Ensino Superior tem conhecimento da situação e quais as razões que "são apontadas para a degradação do edifício que leva à elevada humidade e que chova em pleno refeitório" da academia localizada em Vila Real.
A parlamentar questionou ainda de que forma irá o ministério agir para garantir que a situação denunciada seja resolvida e qual o prazo para resolver a situação.
O Bloco defende uma resolução "o mais breve possível, dada a gravidade das condições para comunidade escolar" e por "a UTAD se encontrar numa região com invernos muito rigorosos".
O BE disse que, desde setembro, têm chegado ao grupo parlamentar denúncias sobre a "falta de condições do principal refeitório" da Quinta de Prados, nomeadamente "muita humidade no teto e nas paredes", que "chove em pleno refeitório", que o piso está "muito escorregadio" e que "as condições de ventilação não são as melhores".
O partido alegou que o "vídeo e as fotografias" que recebeu "ilustram bem as debilidades do refeitório".
"Esta situação está a causar grande desconforto e coloca em risco todos utentes e trabalhadores do refeitório", frisou.
A UTAD tem atualmente mais de 7.600 alunos, distribuídos por cinco escolas, Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, Escola de Ciências Humanas e Sociais, Escola de Ciências e Tecnologia, Escola de Ciências da Vida e do Ambiente e Escola Superior de Saúde.
O BE consultou o 'sítio' da Internet da UTAD e disse que, ali, os serviços de ação social (SASUTAD) anunciam que "primam pela excelência, permitindo o acesso a bolsas de estudo, residências universitárias modernas, cantinas, restaurantes, salas de informática, e apoio nas áreas da medicina, psicologia e nutrição".
A academia transmontana dispõe de dois refeitórios da responsabilidade da SASUTAD, o refeitório de Codessais e o refeitório da Quinta de Prados, que servem, segundo os dados de 2021, mais de 50.000 refeições.
Contactada pela agência Lusa, a UTAD respondeu que, de momento, não se pronunciará sobre este assunto.
Leia Também: SEF. Sindicato considera que "a solução adequada" é integração na PJ
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com