O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) condenou, no domingo, comentários dirigidos por um ex-membro do grupo de coordenação do Núcleo Territorial da Iniciativa Liberal (IL) Cascais à sua porta-voz, descrevendo como "inaceitável e repugnante qualquer forma de misógina" a Inês Sousa Real.
Os comentários em questão foram partilhados na rede social X (antigo Twitter) por Jorge Pires.
"Não entendo, a Inês Sousa Real sai da cozinha para vir à televisão fazer estas figuras?", escreveu Jorge Pires, em comentário ao debate na qual a líder do PAN estava a participar com Luís Montenegro, da Aliança Democrática.
Face a estes comentários, o PAN acabou por se pronunciar na mesma rede social.
"Condenamos veementemente estes comentários, que não têm lugar na nossa sociedade. O respeito mútuo é fundamental para construir um mundo mais justo e igualitário. É inaceitável e repugnante qualquer forma de misoginia dirigida à porta-voz", escreveu o partido.
Condenamos veementemente estes comentários, que não têm lugar na nossa sociedade. O respeito mútuo é fundamental para construir um mundo mais justo e igualitário. É inaceitável e repugnante qualquer forma de misoginia dirigida à porta-voz @lnes_Sousa_Real.
— PAN (@Partido_PAN) February 12, 2024
De notar que esta não é a primeira vez que o liberal se vê envolvido em polémica. Em setembro do ano passado, também na mesma rede social, dirigiu-se a António Costa como "monhé". A publicação acabou por ser apagada e a direção Nacional da IL não quis comentar o que descreveu como "excessos individuais nas redes sociais", apesar de ter expressado condenação por qualquer comportamento discriminatório.
[Notícia atualizada às 11h28]
Leia Também: 'Chumbo' do PS/Açores? PSD já está "nos braços do Chega e não quer sair"