Segundo fontes parlamentares, o conjunto de três salas no Palácio de São Bento, junto à entrada para o hemiciclo, que até agora estavam atribuídas ao Grupo Parlamentar do PCP, serão divididas entre estes três partidos de esquerda.
Esta distribuição, de acordo com as mesmas fontes, será feita consoante a ordem de grandeza dos partidos: nas legislativas do dia 10, o BE elegeu cinco deputados e obteve 282.314 votos, o PCP quatro deputados com 205.436 votos e o Livre também elegeu quatro parlamentares mas teve menos votos, com 204.676 boletins.
O Livre vai estrear-se nos espaços deste edifício, uma vez que até agora apenas teve gabinetes parlamentares no edifício mais recente. O BE regressa, depois de ter perdido o seu antigo espaço para a Iniciativa Liberal em 2022 e o PCP mantém-se no mesmo local, mas com menos salas.
Nos últimos dias, o BE tem realizado reuniões com os partidos à esquerda e ecologistas. Os bloquistas já falaram com o PAN, Livre e PCP, faltando a reunião com o PS.
Os bloquistas têm defendido a necessidade de uma convergência à esquerda e na reunião com o Livre foi indicado que uma das hipóteses em cima da mesa era a realização de reuniões entre líderes parlamentares.
A primeira sessão da XVI legislatura está marcada para terça-feira na qual será escolhido um novo presidente da Assembleia da República.
Leia Também: BE e PCP em "enorme convergência" sobre reconhecimento da Palestina