Assessor de imprensa da IL desde 2022, Nuno Roby Amorim foi recordado na abertura dos trabalhos da IX Convenção da IL, com a leitura do voto de pesar que foi aprovado no parlamento na sexta-feira, enaltecendo o seu "estilo inconfundível, rigor irrepreensível e inconformismo irrenunciável".
A IX Convenção começou com cerca de 45 minutos de atraso, pelas 13:45, com 446 membros presentes na sala decorada a azul e branco, mais 252 a participarem "online", dos 1.372 inscritos considerados válidos (de um total de 1.545), disse à agência Lusa fonte da organização.
Depois da breve homenagem, o presidente da mesa, Nuno Santos Fernandes, deu as boas-vindas aos liberais, afirmando que o partido trouxe "o liberalismo para o centro da discussão política" e tem trazido "verdadeira inovação à política, com respostas novas para problemas antigos".
Antes da aprovação do regimento da Convenção, por 95% dos delegados, Nuno Santos Fernandes disse que nesta reunião magna se vão "discutir visões diferentes, alternativas, opções" e, aludindo à eleição do novo líder, no domingo, pediu aos militantes que não percam de vista "que é mais o que [os] une do que o que [os] separa".
Hoje, os dois candidatos à presidência do partido - Rui Rocha e Rui Malheiro - vão apresentar as respetivas moções de estratégia ao final do dia. Pelas 15:00, o atual presidente apresentará o relatório do seu mandato.
Este primeiro dia vai ser sobretudo de discussão e debate, estando a eleição do líder e as votações dos documentos marcadas para domingo, o segundo e último dia da IX Convenção da IL.
Leia Também: Cotrim apoia Rocha e diz que "pouca gente podia dizer que faria melhor"