O deputado socialista Sérgio Sousa Pinto teceu largos elogios ao cabeça-de-lista da Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PPM) às Eleições Europeias, Sebastião Bugalho.
"Foi uma decisão corajosa e surpreendente da Aliança Democrática (AD). É sempre bonito ver a política com gestos de grande ousadia, rasgo e risco, valorizando pessoas de reconhecido mérito", disse Sousa Pinto na CNN Portugal, canal onde partilhou, no passado, o espaço de comentário político com Sebastião Bugalho.
O agora candidato às Europeias "é uma pessoa que o país conhece, vai à televisão frequentemente, não para celebrar missas, para fazer debates, está sempre em permanente contraditório", defendeu Sousa Pinto, elogiando a sua "maturidade".
"Têm sido feitas críticas tipicamente à portuguesa, de que é jovem, de que é inexperiente. Críticas que não têm fundamento nenhum", argumentou também, lamentando: "Parece que quando as pessoas assumem responsabilidades um pouco acima do que seria expectável, o país faz críticas destrutivas e arrasadoras que não fazem sentido nenhum".
A lista de candidatos às Eleições Europeias, que decorrem a 9 de junho, ficou praticamente fechada na passada segunda-feira, dia 22 de abril. A surpresa da noite veio precisamente da AD.
Recorde-se que o nome de Sebastião Bugalho, de 28 anos, surgiu após vários dias de rumores que apontavam o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, como possível candidato. No entanto, vários militantes e autarcas do PSD/Porto manifestaram-se contra a intenção e, na noite de segunda-feira, foi confirmado que o autarca recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da AD."
O presidente do PSD, Luís Montenegro, justificou a sua aposta em Bugalho por se tratar de um "jovem talentoso" que o "país conhece", defendendo que o jornalista "vai fazer a diferença nas próximas Eleições Europeias", considerando-o "até polémico, que afronta, é disruptivo, estimula a confrontação com respeito democrático". "
Leia Também: "Não estou disponível para trocar a Câmara por um prato de lentilhas"