Logótipo de Costa e estante 'dos 75 mil euros' ganham prémios nacionais

Tanto o logótipo do governo de António Costa como a publicidade do IKEA em alusão à Operação Influencer foram apurados para prémios a nível europeu.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
25/05/2024 17:16 ‧ 25/05/2024 por Notícias ao Minuto

País

Logótipo

A conversa parecia 'encerrada', mas uma distinção fez com que o famoso logótipo do governo de António Costa - que foi, entretanto, 'apagado' - voltasse às luzes da ribalta.

Em causa está um trabalho encomendado a Eduardo Aires, que na altura foi criticado, além do governo de Costa, pela alteração. A polémica instaurou-se porque o artista simplificou a imagem, retirou a esfera armilar, as quinas e os castelos.

Agora, o trabalho do atelier de Eduardo Aires foi distinguido com o Ouro na categoria de Branding, numa cerimónia organizada pelo Clube de Criativos de Portugal (CCP). É importante dizer que as categorias distinguidas por esta associação ficam automaticamente apurados para os prémios Art Directors Club of Europe.

As críticas à mudança a que Costa deu 'luz verde' arrastaram-se por meses, e uma das promessas feitas pelo atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, ainda em campanha eleitoral, foi a de que se fosse eleito para o cargo iria regressar à antiga imagem - Montenegro cumpriu, e desta feita foi, por um lado, elogiado, pelo antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, e por outro lado criticado - dado que houve quem considerasse  que a primeira medida tomada pelo Governo, a de recuperar a antiga imagem, fosse uma "manifestação de patriotismo saloio", como descreveu Miguel Sousa Tavares. Também a internet não resistiu a este recuo, e reagiu com os mais variados 'memes'.

A política 'inspirou' mais um prémio

Mas esta polémica a nível político não foi a única a ser distinguida na gala, já que em janeiro a IKEA fez uma publicidade que 'brincava' com a Operação Influencer, nomeadamente, com Vítor Escária, ex-chefe do gabinete do primeiro-ministro António Costa. Em causa estavam os mais de 75 mil euros descobertos no gabinete deste responsável. A IKEA lançou depois uma campanha que se tornou viral para fazer publicidade a uma das suas estantes: "Boa para guardar livros. Ou 75.800€", escreveram. Também este 'outdoor' foi premiado com o Ouro na categoria da Publicidade, e está, à semelhança do logótipo, apurado para a competição europeia.

Leia Também: Num mês, há "pouco mais do que a mudança de logótipo e muitas demissões"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas