A Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) levou, esta terça-feira, Henrique Gouveia e Melo e António Vitorino à Faculdade de Direito de Lisboa para participarem no mesmo evento, ainda que em diferentes painéis. Os dois possíveis candidatos às Presidenciais (dos mais falados dos últimos tempos) responderam não só às perguntas do público, mais também aos jornalistas à saída sobre as suas aspirações a Belém.
Se ambos concordaram que aquele não era 'o sítio' para anúncios sobre candidaturas, divergiram no entanto sobre o ser tempo certo para isso.
O encontro decorreu um dia depois de os já assumidos candidatos à Presidência Luís Marques Mendes e Mariana Leitão marcarem presença no mesmo congresso.
Gouveia e Melo tem "muito tempo"
Depois de um período de "descanso" e da saída das Forças Armadas, Gouveia e Melo considerou que "ainda há tempo" para anunciar - ou mesmo decidir - a sua candidatura a Belém. E se, por um lado não confirmou que sequer pensava em tal, o almirante garantiu que a sua intervenção cívica "vai continuar" e que só seria "limitada pelo interesse - ou não - que a população tem nessa intervenção".
"Há muito tempo para decidir, para refletir. Não há necessidade de nenhuma pressa. Estou a fazer o meu percurso", afirmou, garantindo que a ausência de resposta "não era" uma possível tática.
António Vitorino está "à beira de tomar uma decisão"
Por outro lado, se um possível candidato não tem pressa, outro não estará a perder tempo. António Vitorino, um dos nomes 'colocados' - não oficialmente - em cima da mesa por membros do Partido Socialista, garantiu que o anúncio da sua decisão não demorará muito mais a ser conhecida. "Vim aqui falar sobre migrações em geral, não tem nada a ver com migrações para Belém. Quando for soará. Está para breve", afirmou, quando questionado sobre o assunto.
"Não quero criar nenhum suspense à volta [da decisão]. Estive a ponderar. Estou à beira de tomar uma decisão. O que for soará", reforçou.
Leia Também: PS em desvantagem nas Presidenciais? "Não é tarde para candidaturas"