Meteorologia

  • 10 OCTOBER 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

OE? "Lembra-me o Monopólio e a casa que mandava voltar ao princípio"

O antigo ministro Miguel Relvas comentou a entrevista do secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, considerando que este foi "deselegante" e não esclareceu nada. "Falta de atitude", apontou.

OE? "Lembra-me o Monopólio e a casa que mandava voltar ao princípio"
Notícias ao Minuto

09/10/24 23:53 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

Política Miguel Relvas

O antigo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas comentou, esta quarta-feira, o tema do Orçamento do Estado para 2025, que será entregue amanhã na Assembleia da República.

 

"Já é um processo tão cansativo, que tem tido avanços e recuos", lembrou, acrescentando: "Faz-me lembrar que na minha geração se jogava o Monopólio, em que havia uma casa que mandava voltar para o princípio quem lá caía. É a sensação que vamos tendo ao longo destes meses".

No 'Crossfire', espaço de comentário da CNN Portugal, o ex-governante considerou ainda "deselegante" a forma como o secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, abordou a entrevista do primeiro-ministro, Luís Montenegro - que falou ontem à SIC, enquanto o socialista falou hoje à CNN Portugal.

"Quando diz que Montenegro teve um 'passeio no parque'. Eu digo que ele hoje [Pedro Nuno Santos] teve um 'drama no parque'. Porque foi muita narrativa e pouca perspetiva", considerou, apontando que o líder da oposição não esclareceu nada e instalou mais confusão.

Questionado sobre a inexistência de um acordo entre o Governo e o PS, o comentador disse que já tinha vivido muitas eleições e que o cenário atual parecia ter tudo "invertido". "De uma forma muito habilidosa, e inteligente, o primeiro-ministro marca uma posição. O Partido Socialista entusiasmou-se e deixa passar para o país a perceção de que há um entendimento", afirmou, referindo-se aos anúncios e contrapropostas de cada uma das partes.

"A primeira sensação do PS foi cantar vitória. O primeiro-ministro recuou, o Governo recuou. Qual é a perceção que passa para o país? Há um Orçamento. E em bom rigor, uma perceção global", afirmou, defendendo que a seu ver é "incompreensível que não havendo divergências de fundo" o Orçamento não passe.

Afinal, proposta

Afinal, proposta "não é irrecusável". Governo negoceia OE com medidas PS

Montenegro prometeu uma proposta "irrecusável" ao PS. Acabou por não convencer totalmente os socialistas, mas ganhou margem para continuar a negociar.

Cátia Carmo | 09:16 - 04/10/2024

Voltando à entrevista, Miguel Relvas considerou que as certezas que a entrevista de Pedro Nuno Santos dão começam por uma futura candidatura de Alexandra Leitão à Câmara Municipal de Lisboa. Recorde-se que, na entrevista, Pedro Nuno disse ter a certeza de que a atual líder da bancada parlamentar socialista era um bom nome para o cargo.

Sem acordo no OE, houve RTP, Belém e... candidatos? Que disse Pedro Nuno

Sem acordo no OE, houve RTP, Belém e... candidatos? Que disse Pedro Nuno

Pedro Nuno Santos deu uma entrevista à CNN Portugal na qual falou das negociações com o Governo em relação à proposta do OE para 2025, do plano dos media apresentado esta semana e da TAP. Para além destes temas, o líder da oposição falou também em muitos nomes - tanto para as Presidenciais como para Autárquicas.

Teresa Banha | 20:47 - 09/10/2024

Ainda em termos de eleições, Relvas falou sobre os "vários nomes" deixados por Pedro Nuno Santos para um eventual apoio do PS à Presidência da República. "Isto é revelador de quem não tem uma estratégia, de quem não tem uma certeza, de quem não tem uma atitude. A esta entrevista faltou uma impressão digital da liderança do Partido Socialista", atirou.

Leia Também: Sem acordo no OE, houve RTP, Belém e... candidatos? Que disse Pedro Nuno

Recomendados para si

;
Campo obrigatório