A deputada do Partido Socialista (PS) Isabel Moreira criticou, esta quinta-feira, as recentes declarações do patriarca de Lisboa, Rui Valério, sobre a atuação das forças de segurança.
"A Igreja podia ter aprendido alguma coisa. Não aprendeu e passou a perceber de atuação policial. Para a decretar infalível. Bestial", escreveu Isabel Moreira, numa publicação na rede X.
O comentário surgiu em reação às declarações de Rui Valério, no final de uma missa de Natal na Sé de Lisboa, nas quais lamentou que, nos últimos tempos, tudo o que envolve as forças de segurança, especificamente a Polícia de Segurança Pública (PSP), imediatamente se transforma em facto quase político, com leitura política.
Nos últimos dias uma operação policial, decorrida na tarde 19 de dezembro, tem gerado polémica. Um forte dispositivo policial cercou a rua do Benformoso, onde há uma grande comunidade de cidadãos do subcontinente indiano, e revistou dezenas de pessoas, que ficaram entre uma a duas horas viradas para a parede.
Dois homens, ambos de nacionalidade portuguesa, foram detidos, um por posse de arma proibida e droga e outro por suspeita de pelo menos oito crimes de roubo.
A ação da PSP tem sido criticada por associações de imigrantes, grupos antirracismo e várias forças políticas, que acusam a polícia de estar ao serviço da propaganda do Governo contra os cidadãos estrangeiros irregulares.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também considerou que as ações da polícia devem ser feitas com recato.
A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) decidiu abrir um processo administrativo "de natureza não disciplinar" sobre a operação.
Leia Também: Patriarca lamenta que assuntos das forças de segurança fiquem políticos