A resolução teve a abstenção do Chega e do deputado não inscrito, Miguel Arruda, tendo sido aprovada pelo PSD, PS, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e PAN.
Esta viagem à Estónia esteve inicialmente prevista para a primeira quinzena de outubro, mas o Presidente da República adiou-a para se manter em Portugal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2025.
No início de outubro, segundo a Presidência da República, estavam ainda em curso "diligências do Governo, designadamente com o PS, com vista a concluir" a aprovação da proposta de Orçamento do Estado para 2025.
"O Presidente da República considerou mais avisado adiar a deslocação e manter-se no país", disse então à agência Lusa fonte da Presidência da República.
Nessa visita à Estónia, a convite do seu homólogo, Alar Karis, estava previsto que o programa seria dividido entre a capital, Tallinn, e Tartu, a segunda maior cidade. Incluía encontros institucionais de Marcelo Rebelo de Sousa com Alar Karis, com o presidente do parlamento, Lauri Hussar, e com o primeiro-ministro, Kristen Michal.
O atual Presidente da Estónia, país membro da União Europeia e da NATO, esteve em Portugal em outubro de 2023, para participar na última reunião do Grupo de Arraiolos, no Porto. A sua antecessora, Kersti Kaljulaid, realizou uma visita de Estado de dois dias a Portugal em abril de 2019.
Leia Também: Marcelo recorda Manuel Sérgio: "Dedicou grande parte da vida ao ensino"