A agência de meios do grupo Mediabrands analisou os primeiros debates para as legislativas de 18 de maio, que decorreram entre 07 e 09 de abril.
"Até ao momento, o debate mais visto opôs o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, e a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua", refere a UM, na análise para a Lusa, adiantando que o frente a frente entre os dois líderes "foi visto por uma audiência total de 1 milhão e 388 mil telespetadores".
Tal "representou uma audiência média de 890 mil telespetadores e um 'share' de 19,5%", segundo a UM.
Transmitido pela SIC, este debate teve a moderação da jornalista Clara de Sousa e "foi o programa mais visto do dia 08 de abril".
O arranque do ciclo de debates no dia 07 de abril com Luís Montenegro, líder da coligação PSD/CDS, e Paulo Raimundo da CDU "foi o segundo mais visto, tendo registado uma audiência total de 1 milhão e 202 mil telespetadores, o que correspondeu a uma audiência média de 737 mil telespetadores e um 'share' de 15,0%".
Dos cinco debates realizados até ao momento, apenas estes dois tiveram transmissão nos canais generalistas (SIC e TVI), enquanto os restantes foram transmitidos nos canais informativos (RTP3 e SIC Notícias).
"O confronto entre o porta-voz do Livre, Rui Tavares, e o líder do Chega, André Ventura, completa o pódio dos debates mais vistos, tendo este sido o debate mais visto entre os canais de informação".
Com transmissão na RTP3, "o debate contou com uma audiência total de 268 mil telespetadores, o que representou uma audiência média de 140 mil telespetadores e um 'share' de 3,2%".
Se se comparar os debates de estreia de Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos com os de 2024, "vemos que os debates do último ano verificaram maiores níveis de audiência". Ou seja, "em 2024, Luís Montenegro estreou-se frente a Mariana Mortágua, debate que ultrapassou um milhão e meio de audiência total e o milhão de telespetadores de audiência média".
O debate entre ambos "foi o terceiro mais visto de toda a série de debates a contar para as eleições legislativas de 2024".
Este ano, "no debate frente a Paulo Raimundo, os resultados não foram além de 1,2 milhões de audiência total e dos 737 mil telespetadores de audiência média".
Em 2024, Pedro Nuno Santos estreou-se frente ao presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha: "o debate ficou na 5.ª posição entre todos os debates com uma audiência total de 1 milhão e 426 mil telespetadores (vs. 1 milhão e 388 mil telespetadores em 2025) e uma audiência média de 964 mil telespetadores (vs. 890 em 2025)".
Os debates televisivos para as legislativas arrancaram na segunda-feira e terminam em 28 de abril, com transmissão na RTP, SIC e TVI do frente-a-frente entre AD - coligação PSD/CDS e PS.
Leia Também: Banco de Moçambique tenta subir divisas face a dificuldades das empresas