Estas medidas constam do sumário executivo do programa da AD -- Coligação eleitoral PSD/CDS a que a Lusa teve acesso e que vai ser hoje apresentado pelo presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, no Centro de Congressos de Lisboa.
Entre as vinte medidas consideradas emblemáticas, está a garantia de creches e pré-escolar para todas as crianças e a igualdade de oportunidades na educação, com a coligação a propor a criação de "um serviço gratuito de apoio ao estudo para alunos carenciados ou em risco"
Reforçar a atração de professores para regiões com mais alunos sem aulas e, no ensino superior, aumentar da bolsa mínima de ação social são outros dos compromissos.
A AD defende ainda a proibição de telemóveis nas escolas até ao 6.º ano e a regulação do consumo de redes sociais pelas crianças (até aos 12 anos).
As eleições legislativas realizam-se a 18 de maio, pouco mais de um ano e dois meses depois das últimas (também antecipadas), na sequência da demissão do Governo PSD/CDS-PP liderado por Luís Montenegro imposta pela rejeição pelo parlamento da moção de confiança ao executivo a 11 de março.
Leia Também: Programa da AD reduz 2.000 milhões no IRS (500 milhões já este ano)