Numa altura em que circulam notícias sobre o WikiLeaks ou a influência da Rússia nas eleições presidenciais dos EUA é mais claro que nunca que os serviços de e-mail como conhecemos não são totalmente seguros. Porém, isso não significa que não existam opções ou até que estes serviços mais usados como o Gmail ou o Outlook tenham opção de enviar mensagens encriptadas.
Como conta o Scientific American, os serviços de e-mail da Google e da Microsoft têm opção para enviar mensagens encriptadas, sendo que em ambos o destinatário também tem de estar a usar o mesmo serviço para manter a encriptação. No caso do Outlook, esta opção apenas está disponível na versão paga, sendo que também deve ser ativada por uma série diferentes passos que poderão ser demasiado complexos para a maioria dos utilizadores.
Caso decida usar apenas serviços de e-mail com encriptação poderá escolher o Tutanota, o Ghostmail ou o Protonmail, sendo que os destinatários também terão de utilizar o mesmo serviço que o remetente. Caso já tenha abandonado definitivamente o e-mail e prefira aplicações de mensagens, o CryptoCat, o ChatSecure e a PQChat serão capazes de dar conta do ‘recado’.