O líder Benfica desloca-se esta quarta-feira até ao terreno do penúltimo classificado Portimonense, em partida relativa à 26.ª jornada do campeonato nacional e depois de uma semana atribulada para o clube da Luz.
Após o empate frente ao Tondela na jornada da retoma do campeonato, o autocarro que transportava os jogadores de volta ao Seixal foi atacado por membros afetos à claque encarnada No Name Boys. Weigl e Zivkovic foram atingidos pelos estilhaços dos vidros e tiveram de ser assistidos no hospital. Para além disso, as casas de Pizzi, Rafa, Grimaldo e do próprio Bruno Lage foram vandalizadas com mensagens ameaçadoras.
Ultrapassado este momento de tensão, os encarnados tentaram voltar à realidade e treinaram tendo em vista o encontro com um clube que entrou da melhor maneira na retoma do campeonato, vencendo o Gil Vicente e ganhando um novo fôlego na luta pela permanência.
Apesar de Bruno Lage , na conferência de imprensa, ter passado a ideia que os jogadores estão unidos em torno da vitória na deslocação ao Algarve, a verdade é que o Benfica segue numa série negativa na I Liga, e nem mesmo este período de três meses sem competir melhorou a situação. O clube da Luz soma apenas uma vitória nos últimos nove jogos para todas as competições, naquela que é a pior série de resultados desde 2007/08, cenário que não será alterado mesmo com um triunfo em Portimão.
O encontro entre Portimonense e Benfica tem início marcado para as 19h15 desta quarta-feira, antes do encontro entre Marítimo e FC Porto. A arbitragem estará a cargo de Carlos Xistra, da Associação de Futebol de Castelo Branco.
Treinadores em discurso direto:
Paulo Sérgio
Dar espaços ao Benfica: Temos de olhar para a produção do Benfica e precaver-nos para, quando não tivermos a bola, não permitir tal número de ocasiões, porque o risco de sofrer golo será tremendo.
Pressão do Benfica: A coisa pode ser vista de dois prismas diferentes, mas quando a bola começa a rolar é ela que manda. O grupo está bastante pressionado, mas isso pode evoluir de duas maneiras: que entrem nervosos ou, por outro lado, mais concentrados ou aguerridos. Mas funciona para o Benfica como funciona para o Portimonense.
Vitória na última ronda: Foi uma semana normal. É óbvio que muito mais satisfeitos do que se não tivéssemos conseguido a vitória. Mas estamos focados nas nossas tarefas e em trabalhar afincadamente, porque falta subir muito prémio de montanha.
Bruno Lage
Ataque ao autocarro e às casas: É preciso separar os dois assuntos e falar daquilo que é o futebol. Medo não há. Tivemos de viver essa situação, sinto que está ultrapassado. Não temos medo, mas uma vontade enorme que o jogo seja o mais rápido possível para marcarmos os golos que não marcámos no último jogo. Sinto a equipa confiante, unida e a trabalhar de forma fantástica para dar alegrias aos adeptos.
Equipa mais pequenas equilibradas: Já tínhamos sentido isso noutros campeonatos, principalmente no alemão. O tempo de preparação condiciona, o facto de não haver adeptos no estádio condiciona e é algo que estamos a viver pela primeira vez. Isso é igual para todos. Estas duas ou três coisas de estar três meses sem competir, das duas semanas de treinos coletivos, da ausência dos habituais jogos-treino para se preparar os jogos, são pontos que temos de ter em consideração. Obrigação é de vencer, marcar golos e fazer mais e melhor. Estamos unidos para jogo em Portimão.
Série sem vitórias: Nesse período que fala tivemos um período de três meses sem jogar. Se fizer a análise que fizemos após o último jogo, em que fizemos este registo em termos ofensivos, o que lhe parece? Era a bola entrar e hoje já não fazia esta. Isto não implica que não tenhamos a noção de que tínhamos de vencer este jogo e que queremos fazer mais e melhor. Depois de três meses sem competir, ter este número de oportunidades, várias vezes sem o guarda-redes pela frente, só faltou marcar os golos.
Últimos resultados:
Portimonense: E-D-E-D-V
Benfica: V-E-E-E-E
Últimos onzes:
Portimonense: Gonda, Hackman, Lucas Possignolo, Willyan Rocha, Henrique, Dener, Júnior Tavares, Lucas Fernandes, Aylton Boa Morte, Bruno Tabata e Jackson Martínez.
Benfica: Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo, Pizzi, Weigl, Gabriel, Rafa Silva, Taarabt e Carlos Vinícius.
Ausentes:
Portimonense: Nada a registar
Benfica: Nada a registar