Vencedores dos Globe Soccer Awards:
Jogador do ano Robert Lewandowiski
Clube do ano: Bayern de Munique
Treinador do ano: Hans-Dieter Flick
Jogador do Século: Cristiano Ronaldo
Clube do Século: Real Madrid
Treinador do Século: Pep Guardiola
Agente do Século: Jorge Mendes
Prémio à carreira do jogador: Gerard Piqué
Acompanhamento
16h08: Fim da cerimónia no Dubai.
15h57: E o jogador do século é.... Cristiano Ronaldo. Para este prémio também estavam nomeados Messi e Salah. "Obrigado por este prémio, obrigado a todos os que votaram em mim. Obrigado aos meus amigos, colegas, companheiros de Seleção, à minha família, à minha namorada. Isto só me dá vontade de continuar e de seguir motivado nesta missão. Estar entre os melhores é uma grande honra para mim. Espero no próximo ano estar ainda mais feliz e que no próximo ano possamos estar todos um pouco mais próximos. Este prémio é uma motivação para eu continuar a minha jornada".
15h54: Robert Lewandowski é eleito o jogador do ano! O internacional polaco do Bayern Munique ficou à frente de Cristiano Ronaldo (que ainda corre pela distinção de jogador do século) e Lionel Messi.
15h46: Os primeiros prémios carreira da Globe Soccer Awards vão para dois espanhóis. São eles Gerard Piqué e Iker Casillas.
15h43: E o clube do século é... o Real Madrid! Os merengues superaram a concorrência de Al Ahly, Barcelona, Bayern Munique e Real Madrid, e o troféu vai parar às mãos de Emilio Butragueño.
15h39: Bayern Munique é eleito o clube do ano! Os vencedores ficaram à frente de Liverpool e Real Madrid na votação da Globe Soccer Awards. Robert Lewandowski, que também está nomeado para jogador do ano, recebeu a distinção em nome dos campeões europeus.
15h35: Cristiano Ronaldo recebeu o prémio em nome de Jorge Mendes, a quem se referiu como "o homem-milagre" do mundo do futebol: "Conheci o Jorge com 15 ou 16 anos, e, desde o primeiro dia em que o vi que tivemos uma relação muito próxima. É o melhor tipo do negócio para lidar com clubes e jogadores".
15h31: Eis o primeiro prémio português da tarde! É para Jorge Mendes, que ficou à frente de Mino Raiola e Giovanni Branchini, e foi eleito empresário do século.
By winning his tenth Globe Soccer Award, Mendes can “add a star to his jersey”. Today Jorge Mendes is crowned AGENT OF THE CENTURY 2001-2020 #JorgeMendes #abudhabimedia #globesoccer @polarissports @AbuDhabiMedia @dubaisc pic.twitter.com/sej9lySkyp
— Globe Soccer Awards (@Globe_Soccer) December 27, 2020
15h24: Pep Guardiola recebe o prémio de melhor treinador do século! O técnico do Manchester City superou a concorrência de José Mourinho, Alex Ferguson e Zinedine Zidane.
15h20: Hans-Dieter Flick foi eleito o melhor treinador do ano! O técnico do Bayern Munique deixou para trás Jurgen Klopp, do Liverpool, e Gian Piero Gasperini, da Atalanta, e recebeu o primeiro troféu da tarde.
15h06: O craque português falou, ainda, da expetativa de ver o filho seguir-lhe as pisadas: "Ele tem potencial. É um rapaz grande, rápido e finta bem, mas isso não é nada. É preciso muita dedicação e trabalho". Fique, aqui, com o essencial das declarações de CR7.
14h55: Na primeira intervenção da tarde, Cristiano Ronaldo assumiu que "não é fácil estar no topo durante o ano", e sublinhou que "os números e os títulos falam por si mesmos". Além disso, lamentou a ausência de adeptos nos estádios, e atirou: "Gosto quando as pessoas apupam o Cristiano, mas isso já não acontece".
Juventus FC & Portugal national team player Cristiano Ronaldo at the 15th Dubai International Sports Conference@Cristiano #GlobeSoccer pic.twitter.com/7zi4qUeYLC
— Globe Soccer Awards (@Globe_Soccer) December 27, 2020
14h46: O português Rui Pedro Braz sobe ao palco para moderar o primeiro painel de convidados, que conta com a presença de Iker Casillas, Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo.
14h35: O responsável passou a palavra a Gianni Infantino. O presidente da FIFA começou por cumprimentar... Cristiano Ronaldo, que está na plateia a aguardar para saber se será eleito jogador do ano e do século. O dirigente fez, ainda, questão de homenagear as "lendas" Diego Armando Maradona e Paolo Rossi, que faleceram recentemente.
14h30: Youssef Abdul Bari já faz o discurso de abertura. A gala dos Globe Soccer Awards está, oficialmente, inaugurada.
14h26: A cerimónia está prestes a começar e a organização já partilhou imagens dos preparativos.
Gearing up for the #GlobeSoccer Awards!@dubaisc @emirates @lavazzagroup #TikTok #AudiAlNabooda pic.twitter.com/KFZuc4r9GK
— Globe Soccer Awards (@Globe_Soccer) December 27, 2020
Antevisão
O majestoso arranha-céus Burj Khalifa, situado no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, recebe, este domingo, a 12.ª gala dos Globe Soccer Awards, na qual três portugueses estão na luta por distinções nas mais variadas categorias.
Cristiano Ronaldo é o 'cabeça de lista' da comitiva lusa, uma vez que irá disputar, não só o título de melhor jogador do ano, como também o de melhor jogador do século, onde é visto como um dos principais favoritos à vitória.
José Mourinho também está na calha para levar um troféu para casa, neste caso, o de melhor treinador do século. Já Jorge Mendes, concorre pela estatueta destinada ao melhor empresário do século.
Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 14h30, a gala dos Globe Soccer Awards.
Os finalistas
Jogador do Ano: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Robert Lewandowski;
Clube do Ano: Bayern Munique, Liverpool e Real Madrid;
Treinador do Ano: Gian Piero Gasperini, Hans-Dieter Flick e Jurgen Klopp;
Jogador do século: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Mohamed Salah e Ronaldinho;
Clube do século: Al Ahly, Barcelona, Bayern Munique e Real Madrid;
Treinador do século: Alex Ferguson, Pep Guardiola, José Mourinho e Zinedine Zidane;
Empresário do século: Giovanni Branchini, Jorge Mendes e Mino Raiola.