O FC Porto despediu-se, esta terça-feira, do ano civil de 2020 com uma vitória ‘arrancada a ferros’ em Guimarães, diante do Vitória SC, por 3-2, que lhe permite regressar ao pódio do campeonato nacional.
Os vimaranenses estiveram na frente por duas vezes, graças aos golos de Rochinha e Oscar Estupiñán, mas os dragões recuperaram de ambas e consumaram a reviravolta, à boleia de Mehdi Taremi (bis) e Luis Díaz.
Entrada em falso corrigida pelas mãos de Taremi (e Sérgio Conceição)
O Vitória SC queria vencer para terminar 2020 em igualdade pontual com o FC Porto, e, depois de um ‘susto’ vivido logo ao segundo minuto, no seguimento de um desentendimento entre Sacko e Bruno Varela, colocou-se em vantagem na primeira oportunidade de que dispôs.
Rochinha, que foi um autêntico ‘todo o terreno’ enquanto esteve em campo, aproveitou um mau passe de Matheus Uribe para galgar metros e atirar para o fundo das redes, com a ‘ajuda’ de Diogo Leite, que ainda desviou a bola e ‘traiu’ Marchesín.
Em vantagem, os vimaranenses resguardaram-se e causaram dificuldades aos dragões. Dificuldades essas que poderiam ter sido agravadas aos 30 minutos, quando Hélder Malheiro ‘perdoou’ o segundo cartão amarelo e consequente vermelho a Romário Baró.
Sérgio Conceição recusou arriscar e retirou de imediato o médio, lançando em jogo Luis Díaz, que acabaria por dar um novo fulgor ao ataque azul e branco, ficando diretamente ligado a diversas oportunidades de golo (e, claro está, ao resultado final).
O FC Porto deixou-se embalar e, numa das últimas jogadas da primeira parte, chegou, por fim, ao golo. Sérgio Oliveira lançou longo, Moussa Marega amorteceu e Mehdi Taremi, à boca da baliza, só teve de encostar para repor a igualdade.
Luis Díaz fez a diferença
A intensidade e qualidade de jogo de ambas as equipas não ficaram no balneário. Bem pelo contrário, mantiveram-se no segundo tempo, resultando naquele que foi, provavelmente, o melhor jogo da 11.ª jornada da I Liga.
Os dragões entraram melhor e estiveram, inclusive, à beira de marcar aos 51 minutos, por Taremi, mas, uma vez mais, foram os vimaranenses a fazer a festa em primeiro lugar, graças a um cabeceamento certeiro de Oscar Estupiñan, a passe de Ricardo Quaresma.
No entanto, a resposta dos campeões nacionais em título não se fez demorar, e, apenas dois minutos depois, Luis Díaz foi à área adversária assistir Mehdi Taremi, que, tal como no primeiro tempo, anulou a vantagem adversária.
O golo que selaria o resultado final acabaria por surgir já aos 80 minutos. A defesa do conjunto da casa deixou-se ‘adormecer’ e deu todo o espaço do mundo a Luis Díaz para, no coração da grande área, bater Bruno Varela.
Com este triunfo, o FC Porto passa a somar 25 pontos e recupera a terceira posição da I Liga, que tinha perdido momentaneamente devido ao triunfo do Sporting de Braga sobre o Boavista. Já o Vitória SC, é quinto classificado, com 19 pontos.
Momento do jogo: O jogo estava (muito) complicado para o FC Porto, mas, a apenas dez minutos do fim, Luis Díaz teve sangue frio de sobra para receber a bola e, no meio de defesas adversários, rematar de bico para garantir três importantes pontos para os campeões nacionais.
Acompanhamento
90' - Apito final em Guimarães! O FC Porto derrota o Vitória SC, por 3-2, e recupera a terceira posição da I Liga no fecho do ano civil de 2020.
84' - Sérgio Conceição esgota as substituições. Marko Grujic rende o lesionado Mehdi Taremi.
80' - GOOOOOOLOOOOO do FC Porto! Está consumada a reviravolta! A defesa do Vitória SC 'adormeceu' e deu todo o tempo do mundo a Luis Díaz para receber e rematar para o 3-2.
79' - Mais uma substituição no Vitória SC. Sai Rochinha, entra Marcus Edwards.
75' - João Henriques também mexe. Entra Miguel Luís para o lugar de André Almeida.
74' - Bruno Varela nega a reviravolta ao FC Porto! Marega cabeceou completamente sozinho, mas o guarda-redes estava atento e, com uma bela estirada, manteve o empate no marcador.
71' - Sérgio Conceição volta a mexer. Sai o capitão Sérgio Oliveira (que passou a braçadeira a Diogo Leite), entra o 'menino' Fábio Vieira.
65' - GOOOOOLOOOOO do FC Porto! Resposta imediata dos dragões, mais uma vez por Taremi, que desferiu um autêntico 'míssil' após passe tenso de Luis Díaz.
Eis o tento que colocou, novamente, os minhotos na frente
63' - GOOOOOOOLOOOOO do Vitória SC! Ricardo Quaresma assinou um cruzamento milimétrico para Oscar Estupiñán, que, de cabeça, atirou para o 2-1 favorável aos vimaranenses.
57' - Os minhotos voltam a protestar... Rochinha ficou muito faltoso após uma entrada de Uribe, mas Hélder Malheiro nada assinalou.
55' - Contrariedade para o Vitória SC. Suliman, recuperado de Covid-19, entra para o lugar do lesionado Jorge Fernandes.
51' - Mais uma oportunidade para Taremi! Após cruzamento de Corona, o avançado iraniano foi às alturas cabecear de forma colocada, mas com pouca força, para uma defesa simples de Bruno Varela.
48' - Alguma preocupação no relvado. Agustin Marchesín saiu da baliza para cortar um lance perigoso e chocou contra Oscar Estupiñán, ficando bastante queixoso ao nível do pescoço. A equipa médica do FC Porto teve de intervir e Sérgio Conceição colocou Diogo Costa a aquecer. No entanto, tudo não terá passado de um susto.
46' - Hélder Malheiro apita para o reatar da partida. Já se joga o segundo tempo do Vitória SC-FC Porto.
45' - Intervalo em Guimarães. Vitória SC e FC Porto recolhem aos balneários empatados a uma bola fruto dos golos de Rochinha e Mehdi Taremi.
Não perca as imagens do golo de Taremi
42' - GOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Sérgio Oliveira lançou longo para Marega, que amorteceu para Taremi, que, de primeira, encostou para o fundo das redes e repôs a igualdade no marcador.
40' - O que acaba de desperdiçar Luis Díaz! Bruno Varela deixou escapar a bola e deixou-a nos pés do colombiano. Valeu a pronta intervenção de Jorge Fernandes, que fez de guarda-redes e tirou um golo certo ao FC Porto.
37' - Cheirou a golo no Castelo! Taremi combinou com Manafá e atirou a centímetros do poste. É a melhor oportunidade do FC Porto até ao momento.
34' - Mais protestos, desta feita do FC Porto! Mehdi Taremi caiu na grande área após lance dividido com Mumin e pediu-se penálti, mas Hélder Malheiro nada assinalou.
31' - Sérgio Conceição não perde tempo e mexe já. Entram Malang Sarr e Luis Díaz, saem Pepe e Romário Baró.
O lance em que o Vitória SC pediu a expulsão de Romário Baró
30' - Muitos protestos em Guimarães! Romário Baró, que já tem um cartão amarelo, travou o contra-ataque de Rochinha em falta, mas Hélder Malheiro recusou dar-lhe ordem de expulsão. No seguimento da contestação, Flávio Meireles, dirigente do Vitória SC, foi admoestado.
26' - Hélder Malheiro volta a 'sacar' do cartão amarelo. Pepelu foi admoestado depois de agarrar Romário Baró à entrada da grande área. No seguimento do lance, o mesmo Romário Baró atirou à baliza, mas o remate saiu muito torto.
15' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Mensah, que entrou com tudo sobre Corona junto à linha lateral.
12' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É para Romário Baró, que travou André André em falta quando este se preparava para partir para o ataque.
10' - Responde o FC Porto! Após passe de Taremi, Marega atirou forte, mas diretamente para as mãos de Bruno Varela.
Foi assim que o Vitória SC quebrou o nulo
7' - GOOOOOLOOOOO do Vitória SC! Rochinha rematou de longe, e a bola desviou em Diogo Leite antes de 'trair' Marchesín e encontrar o caminho para o fundo das redes do FC Porto.
2' - O FC Porto ficou à beira de inaugurar o marcador! Sacko e Bruno Varela não se entenderam, e Jesús Corona aproveitou uma bola solta para atirar a centímetros do alvo.
0' - Hélder Malheiro dá o apito inicial. Já se joga o Vitória SC-FC Porto.
'Onzes'
Vitória SC: Bruno Varela; Sacko, Mumin, Jorge Fernandes, Mensah; Pepelu, André André, André Almeida; Quaresma, Rochinha e Estupiñán.
FC Porto: Marchesín; Manafá, Diogo Leite, Pepe, Zaidu; Uribe, Romário Baró, Sérgio Oliveira; Corona, Taremi e Marega.
Antevisão
O principal escalão do futebol português despede-se, esta terça-feira, formalmente do ano civil de 2020, com a deslocação do FC Porto a Guimarães, onde terá pela frente o Vitória SC, na partida que encerra a 11.ª jornada.
Os dragões chegam ao estádio D. Afonso Henriques na quarta posição, fruto do triunfo do Sporting de Braga sobre o Boavista, pelo que estão obrigados a vencer para recuperar o pódio e não deixa o Sporting 'descolar' na liderança.
No entanto, os minhotos não pretendem facilitar, até porque sabem que, em caso de triunfo, entrarão em 2021 em zona europeia e em igualdade pontual com os campeões nacionais em título.
O Vitória SC-FC Porto será ajuizado pelo árbitro Hélder Malheiro, da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 21h (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.