Dragão vence a 'guerra' de Guimarães e recupera lugar no pódio

FC Porto termina 2020 no terceiro lugar graças a um golo tardio de Luis Díaz, que derrubou o Vitória SC.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
29/12/2020 22:57 ‧ 29/12/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

I Liga

O FC Porto despediu-se, esta terça-feira, do ano civil de 2020 com uma vitória ‘arrancada a ferros’ em Guimarães, diante do Vitória SC, por 3-2, que lhe permite regressar ao pódio do campeonato nacional.

Os vimaranenses estiveram na frente por duas vezes, graças aos golos de Rochinha e Oscar Estupiñán, mas os dragões recuperaram de ambas e consumaram a reviravolta, à boleia de Mehdi Taremi (bis) e Luis Díaz.

Entrada em falso corrigida pelas mãos de Taremi (e Sérgio Conceição)

O Vitória SC queria vencer para terminar 2020 em igualdade pontual com o FC Porto, e, depois de um ‘susto’ vivido logo ao segundo minuto, no seguimento de um desentendimento entre Sacko e Bruno Varela, colocou-se em vantagem na primeira oportunidade de que dispôs.

Rochinha, que foi um autêntico ‘todo o terreno’ enquanto esteve em campo, aproveitou um mau passe de Matheus Uribe para galgar metros e atirar para o fundo das redes, com a ‘ajuda’ de Diogo Leite, que ainda desviou a bola e ‘traiu’ Marchesín.

Em vantagem, os vimaranenses resguardaram-se e causaram dificuldades aos dragões. Dificuldades essas que poderiam ter sido agravadas aos 30 minutos, quando Hélder Malheiro ‘perdoou’ o segundo cartão amarelo e consequente vermelho a Romário Baró.

Sérgio Conceição recusou arriscar e retirou de imediato o médio, lançando em jogo Luis Díaz, que acabaria por dar um novo fulgor ao ataque azul e branco, ficando diretamente ligado a diversas oportunidades de golo (e, claro está, ao resultado final).

O FC Porto deixou-se embalar e, numa das últimas jogadas da primeira parte, chegou, por fim, ao golo. Sérgio Oliveira lançou longo, Moussa Marega amorteceu e Mehdi Taremi, à boca da baliza, só teve de encostar para repor a igualdade.

Luis Díaz fez a diferença

A intensidade e qualidade de jogo de ambas as equipas não ficaram no balneário. Bem pelo contrário, mantiveram-se no segundo tempo, resultando naquele que foi, provavelmente, o melhor jogo da 11.ª jornada da I Liga.

Os dragões entraram melhor e estiveram, inclusive, à beira de marcar aos 51 minutos, por Taremi, mas, uma vez mais, foram os vimaranenses a fazer a festa em primeiro lugar, graças a um cabeceamento certeiro de Oscar Estupiñan, a passe de Ricardo Quaresma.

No entanto, a resposta dos campeões nacionais em título não se fez demorar, e, apenas dois minutos depois, Luis Díaz foi à área adversária assistir Mehdi Taremi, que, tal como no primeiro tempo, anulou a vantagem adversária.

O golo que selaria o resultado final acabaria por surgir já aos 80 minutos. A defesa do conjunto da casa deixou-se ‘adormecer’ e deu todo o espaço do mundo a Luis Díaz para, no coração da grande área, bater Bruno Varela.

Com este triunfo, o FC Porto passa a somar 25 pontos e recupera a terceira posição da I Liga, que tinha perdido momentaneamente devido ao triunfo do Sporting de Braga sobre o Boavista. Já o Vitória SC, é quinto classificado, com 19 pontos.

Momento do jogo: O jogo estava (muito) complicado para o FC Porto, mas, a apenas dez minutos do fim, Luis Díaz teve sangue frio de sobra para receber a bola e, no meio de defesas adversários, rematar de bico para garantir três importantes pontos para os campeões nacionais.

Acompanhamento

90' - Apito final em Guimarães! O FC Porto derrota o Vitória SC, por 3-2, e recupera a terceira posição da I Liga no fecho do ano civil de 2020.

84' - Sérgio Conceição esgota as substituições. Marko Grujic rende o lesionado Mehdi Taremi.

80' - GOOOOOOLOOOOO do FC Porto! Está consumada a reviravolta! A defesa do Vitória SC 'adormeceu' e deu todo o tempo do mundo a Luis Díaz para receber e rematar para o 3-2.

79' - Mais uma substituição no Vitória SC. Sai Rochinha, entra Marcus Edwards.

75' - João Henriques também mexe. Entra Miguel Luís para o lugar de André Almeida.

74' - Bruno Varela nega a reviravolta ao FC Porto! Marega cabeceou completamente sozinho, mas o guarda-redes estava atento e, com uma bela estirada, manteve o empate no marcador.

71' - Sérgio Conceição volta a mexer. Sai o capitão Sérgio Oliveira (que passou a braçadeira a Diogo Leite), entra o 'menino' Fábio Vieira.

65' - GOOOOOLOOOOO do FC Porto! Resposta imediata dos dragões, mais uma vez por Taremi, que desferiu um autêntico 'míssil' após passe tenso de Luis Díaz.

Eis o tento que colocou, novamente, os minhotos na frente

63' - GOOOOOOOLOOOOO do Vitória SC! Ricardo Quaresma assinou um cruzamento milimétrico para Oscar Estupiñán, que, de cabeça, atirou para o 2-1 favorável aos vimaranenses.

57' - Os minhotos voltam a protestar... Rochinha ficou muito faltoso após uma entrada de Uribe, mas Hélder Malheiro nada assinalou.

55' - Contrariedade para o Vitória SC. Suliman, recuperado de Covid-19, entra para o lugar do lesionado Jorge Fernandes.

51' - Mais uma oportunidade para Taremi! Após cruzamento de Corona, o avançado iraniano foi às alturas cabecear de forma colocada, mas com pouca força, para uma defesa simples de Bruno Varela.

48' - Alguma preocupação no relvado. Agustin Marchesín saiu da baliza para cortar um lance perigoso e chocou contra Oscar Estupiñán, ficando bastante queixoso ao nível do pescoço. A equipa médica do FC Porto teve de intervir e Sérgio Conceição colocou Diogo Costa a aquecer. No entanto, tudo não terá passado de um susto.

46' - Hélder Malheiro apita para o reatar da partida. Já se joga o segundo tempo do Vitória SC-FC Porto.

45' - Intervalo em Guimarães. Vitória SC e FC Porto recolhem aos balneários empatados a uma bola fruto dos golos de Rochinha e Mehdi Taremi.

Não perca as imagens do golo de Taremi

42' - GOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Sérgio Oliveira lançou longo para Marega, que amorteceu para Taremi, que, de primeira, encostou para o fundo das redes e repôs a igualdade no marcador.

40' - O que acaba de desperdiçar Luis Díaz! Bruno Varela deixou escapar a bola e deixou-a nos pés do colombiano. Valeu a pronta intervenção de Jorge Fernandes, que fez de guarda-redes e tirou um golo certo ao FC Porto.

37' - Cheirou a golo no Castelo! Taremi combinou com Manafá e atirou a centímetros do poste. É a melhor oportunidade do FC Porto até ao momento.

34' - Mais protestos, desta feita do FC Porto! Mehdi Taremi caiu na grande área após lance dividido com Mumin e pediu-se penálti, mas Hélder Malheiro nada assinalou.

31' - Sérgio Conceição não perde tempo e mexe já. Entram Malang Sarr e Luis Díaz, saem Pepe e Romário Baró.

O lance em que o Vitória SC pediu a expulsão de Romário Baró

30' - Muitos protestos em Guimarães! Romário Baró, que já tem um cartão amarelo, travou o contra-ataque de Rochinha em falta, mas Hélder Malheiro recusou dar-lhe ordem de expulsão. No seguimento da contestação, Flávio Meireles, dirigente do Vitória SC, foi admoestado.

26' - Hélder Malheiro volta a 'sacar' do cartão amarelo. Pepelu foi admoestado depois de agarrar Romário Baró à entrada da grande área. No seguimento do lance, o mesmo Romário Baró atirou à baliza, mas o remate saiu muito torto.

15' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Mensah, que entrou com tudo sobre Corona junto à linha lateral.

12' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É para Romário Baró, que travou André André em falta quando este se preparava para partir para o ataque.

10' - Responde o FC Porto! Após passe de Taremi, Marega atirou forte, mas diretamente para as mãos de Bruno Varela.

Foi assim que o Vitória SC quebrou o nulo

7' - GOOOOOLOOOOO do Vitória SC! Rochinha rematou de longe, e a bola desviou em Diogo Leite antes de 'trair' Marchesín e encontrar o caminho para o fundo das redes do FC Porto.

2' - O FC Porto ficou à beira de inaugurar o marcador! Sacko e Bruno Varela não se entenderam, e Jesús Corona aproveitou uma bola solta para atirar a centímetros do alvo.

0' - Hélder Malheiro dá o apito inicial. Já se joga o Vitória SC-FC Porto.

'Onzes'

Vitória SC: Bruno Varela; SackoMumin, Jorge Fernandes, MensahPepelu, André André, André Almeida; Quaresma, Rochinha e Estupiñán.

FC Porto: MarchesínManafá, Diogo Leite, PepeZaiduUribeRomário Baró, Sérgio Oliveira; Corona, Taremi e Marega.

Antevisão

O principal escalão do futebol português despede-se, esta terça-feira, formalmente do ano civil de 2020, com a deslocação do FC Porto a Guimarães, onde terá pela frente o Vitória SC, na partida que encerra a 11.ª jornada.

Os dragões chegam ao estádio D. Afonso Henriques na quarta posição, fruto do triunfo do Sporting de Braga sobre o Boavista, pelo que estão obrigados a vencer para recuperar o pódio e não deixa o Sporting 'descolar' na liderança.

No entanto, os minhotos não pretendem facilitar, até porque sabem que, em caso de triunfo, entrarão em 2021 em zona europeia e em igualdade pontual com os campeões nacionais em título.

O Vitória SC-FC Porto será ajuizado pelo árbitro Hélder Malheiro, da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 21h (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia na Suíça. Jovem promessa de snowboard morre devido a avalanche

Snowboard

Tragédia na Suíça. Jovem promessa de snowboard morre devido a avalanche

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Filmes de natal... para amantes de automóveis. Eis cinco sugestões

Cinema

Filmes de natal... para amantes de automóveis. Eis cinco sugestões

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas