"Considerado um dos melhores jogadores da sua geração, Bobby Charlton foi uma lenda do Manchester United, clube que representou durante 17 anos (1956 a 1973), e da seleção inglesa, tendo sido campeão do mundo em 1966, ano em que venceu ainda a Bola de Ouro. Somou mais de 100 internacionalizações pelo seu país", lê-se numa nota publicada no site oficial do organismo.
Em representação da FPF, o presidente Fernando Gomes enviou uma mensagem de condolências aos clubes em que o antigo atuou, em especial o Manchester United, e à sua família.
"Fernando Gomes lembrou o legado do antigo jogador, destacou a sua personalidade e carisma, enviando uma mensagem de condolências", acrescenta a nota.
Também a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) assinalou o desaparecimento de Bobby Charlton, apresentando igualmente as suas condolências à "família, admiradores e nação britânica", lembrando o "legado inapagável" que deixou no mundo do futebol.
"O antigo jogador do Manchester United deixa um legado inapagável que permanecerá eternamente na memória de todos aqueles que tiveram a oportunidade de testemunhar a sua habilidade em campo", lê-se numa publicação no site oficial da LPFP.
Nas redes sociais, o FC Porto publicou uma fotografia do ex-internacional inglês com a mensagem: "Sir Bobby Charlton é também imortal por direito. Um dos melhores de sempre".
O antigo futebolista inglês Bobby Charlton, campeão do mundo em 1966, morreu hoje, aos 86 anos, informou o Manchester United, clube no qual se notabilizou e se sagrou três vezes campeão inglês e uma da Europa.
"O Manchester United está de luto pelo falecimento de Sir Bobby Charlton, um dos maiores e mais queridos jogadores da história do nosso clube", lê-se no sítio oficial na Internet do clube inglês.
Robert Charlton nasceu em 11 de outubro de 1937, em Ashington, uma cidade mineira no norte de Inglaterra, e chegou em 1954 aos 'red devils', clube no qual permaneceu até 1973, antes de rumar ao Preston North End (1973/74) e Wateford (1975).
Irmão do também campeão do mundo em 1966 Jack Charlton, Bobby Charlton foi, juntamente com o treinador Matt Busby, um dos sobreviventes do acidente aéreo que vitimou oito jogadores do Manchester United, em Munique, em fevereiro de 1958.